Resenha #2: O Doador de Memórias


"Uma vida sem cor, sem dor, sem passado.” - O Doador de Memórias

Lançado nos Estados Unidos em 1993,The Giver chamou a atenção de várias pessoas por explorar um gênero tão pouco conhecido na época. Lois Lowry merece mais um prêmio por conseguir criar um mundo em que os sentimentos e tudo que os causa serem reprimidos, mal vistos ou pouco conhecido!


Nome: The Giver/O Doador de Memórias
Autor(a): Lois Lowry
Publicado no Brasil pela Arqueiro

Sinopse: O Doador de Memórias se passa em um lugar onde uma pequena civilização pacata, ordenada e estável vive somente o agora, desconhecendo o passado e tampouco o futuro: com exceção de uma pessoa que é encarregado de armazenar em si todos os acontecimentos que um dia já ocorreram. Este é o Doador.

Okay, vamos começar! A história foca, especificamente, em Jonas, que está preste a se tornar um "12" e a passar por um ritual que determinará sua atribuição/profissão - sim, as pessoas desta pequena 'comunidade perfeita' não tem o direito de escolher nem o que elas farão com suas vidas -. Só que algo incomum ocorre na cerimônia: Ele se torna o ultimo a ser chamado e, ainda por cima, recebe uma atribuição que nunca ouviu falar, que é a do Recebedor de Memórias.

Ele recebe a atribuição com receio, com medo do desconhecido e curiosidade de saber o por que sua  atribuição não é muito conhecida, porém é temida.

Após o encerramento da cerimônia, todos seguem de volta para suas casas e os doze levam consigo uma pasta que contém instruções de suas respectivas atribuições, e algo que Jonas estranha é que enquanto os outros recebem pastas carregadas, a dele além de conter pouca coisa ainda possui uma instrução/regra incomum: A permissão para mentir. E a partir deste momento que o livro começa a ficar realmente interessante. E se tudo for uma mentira?

Depois disto seguimos para o dia a dia de Jonas como Recebedor com o Doador - um ancião que selecionou o garoto para se tornar seu sucessor. Mas o mais interessante destes momentos dos dois é que o Doador não conta as histórias para que Jonas as ouça e as grave, ele faz com que o jovem as viva e as sinta por completo, sento elas memórias alegre, tristes, de tempos de guerra ou fome.

Vivendo memórias de momentos prazerosos como um dia de lazer a luz do sol ou brincadeiras realizadas num dia de neve, coisas que não ocorre na atual civilização pois o Conselho acha que mudar os fatores climáticos irá prejudicar a colheita - e sim, o tempo é controlado - ou momentos de sofrimento, como a guerra ou a fome, Jonas começa a acordar em relação a sua atual sociedade e pensar como tudo nela é mentiroso.

E o enredo de O Doador de Memórias é praticamente isto! Se eu falar mais coisas, vou começar uma chuva de spoilers q'. Mas, vamos a algumas considerações. Arqueiro, quem lhe disse que capa de filme seduz alguém? Demite imediatamente esse ser! Sério, o gênero abortado no livro já não cativa muito pelo fato de hoje em dia ser cansativo e 'reciclável', ainda colocam a capa do filme... Que injustiça! Admito que quando comprei esse livro, demorei umas boas semanas o encarando na minha prateleira. É, eu julgo um livro pela capa sim, sociedade!

Mas fico feliz por superar meu preconceito com o livro e lê-lo, pois é simplesmente fantástico - e virou um dos meus favoritos da vida que ninguém toca - ! A leitura flui muito bem e em poucas paginas você já se habitua com o mundo ali apresentado. Agora, uma das coisas que eu fiquei um pouco revoltada foi com os curtos capítulos. Eu li o livro em um dia, mas não me importaria se a Lois desse uma de George R. R. Martin e escrevesse capítulos mais recheados, pois acredite, ela deve muitas oportunidades para fazer isto.

Agora, para quem se interessar, veja o filme também! Mas depois de ler o livro. Por que? Fui no lançamento com duas amigas e para vocês derem uma noção somente eu entende por completo a historia, em várias partes do filme tive que explicar a uma ou a outra coisas que o filme deixou bastante vago - coisa já esperada de adaptações.

Então foi isto, espero que você tenha gostado da minha resenha sobre O Doador de Memórias. Ah! Ele faz parte de uma saga, porém eu só li este por que... A pobreza e o esquecimento domina q - a saga A seleção que o diga, até hoje espera para ser completada.

Beijos da Livy ♥


Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Sempre quis ler esse livro, desde quando o filme foi lançado, mas como o esquecimento reina, também esqueci de comprá-lo! Mas já está marcadinho aqui na wishlist pra na próxima, não esquecer. Fiquei empolgada pra ler, mas realmente, essa capa é bem cafoninha heim? Hahahaha!

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Mas prefiro ler o livro antes de ver o filme mesmo. Porque se não vai acontecer a mesma coisa que aconteceu quando eu fui ver o primeiro filme de Jogos Vorazes, se eu não tivesse ido com a minha amiga que leu o livro, eu iria ficar completamente perdida e sem entender.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice