27 setembro 2015

Atenção Pottermaníacos: a capa da invisibilidade existe!

capa-invisibilidade-hp-banner

Hora de pensar o que você faria se pudesse ficar invisível.
Esse mês tivemos duas grandes novidades sobre a capa da invisibilidade de Harry Potter.
A primeira grande notícia foi publicada pela própria J.K. Rowling no site que foi relançado, o Pottermore. A autora publicou um texto de título “The Potter Family” que conta a história da família Potter e também como a capa da invisibilidade chegou até Harry.
capa-hp-gif

A segunda novidade é que cientistas da Universidade da Califórnia revelaram que uma micro capa da invisibilidade foi criada.
Ultra fina e flexível, possui apenas 1.3 centímetros quadrados, 80 nanômetros de espessura, e pode esconder micro objetos 3D com qualquer forma, por meio de manipulação da luz, tornando-a indetectável a olho nu.
Para construir essa micro capa os pesquisadores utilizaram um artifício chamado de transformações óticas com metamateriais, que são materiais feitos artificialmente, com propriedades não encontradas normalmente na natureza. O metamaterial é coberto de minúsculas nanoantenas feitas com blocos de ouro. E são essas nanoantenas com tamanhos variáveis que desviam a luz ao redor do objeto, e que se ajustam a qualquer plano de fundo por trás dele.

micro-capa-invisibilidade
Os cientistas disseram que por enquanto seus projetos envolvem um minúsculo objeto, mas acreditam que a tecnologia pode ser usada em aplicações militares para esconder objetos maiores como veículos ou aeronaves, ou até soldados invisíveis.  Eles também afirmam que pode demorar de cinco a dez anos para usar essa tecnologia na prática.
Apesar de ser algo que os fãs de Harry Potter (e os que não são também) sonham em ter, caindo na real é no mínimo assustador imaginar que pode se tornar realidade. Já dizia tio Ben que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
shut-up-take-my-galleons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Parceria? Afiliação? Peça ^.^
*Seguindo. Segue de volta? Se eu gostar do blog sim u.u
* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

© Dose de Poesia. Todos os direitos reservados.
Layout produzido por: Fernanda Goulart
Com a ajuda de diversos sites de tutoriais.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo