17 outubro 2015

Como se preparar a uma semana do enem


Resta exatamente uma semana para o enem. separei algumas dicas para ajudar nessa reta final 



Pratique exercícios
A atividade física moderada é uma ótima maneira do corpo liberar endorfina, o hormônio do prazer. Segundo o personal trainer Lucas Gaeschiln Almeida, a substância também melhora a memória do aluno e, por isso, ajuda na hora da prova. "O jovem tem que praticar o que dá mais prazer para ele. Pode ser jogar bola, academia, qualquer coisa. Só não pode exagerar e chegar na prova cansado".

Pegue provas antigas
"Agora é hora do ajuste fino". É assim que o diretor de ensino da rede PH, Rui Gomes de Sá, apresenta o momento aos alunos. Faltando poucos dias para o Enem, não adianta passar horas e horas estudando, segundo Rui. "Isso só vai prejudicar o aluno na hora da prova". A recomendação do especialista é consultar apenas temas pontuais (como uma fórmula, por exemplo) e fazer provas antigas. Rui não aconselha o aluno a ficar mais de três horas estudando em casa nesses dias.

Leia artigos e jornais
Ficar por dentro do que está rolando no mundo é fundamental para uma boa redação. Por isso, o especialista em redações para concurso Ludovico Bernardi, professor da FGV, indica a leitura de notícias e artigos de opinião em jornais e revistas. "Com os textos dos colunistas, o aluno pode perceber como se argumenta e usar isso em sua redação", explica o especialista.

Crie uma rotina para o sono
Dormir e acordar no mesmo horário ajuda o aluno a descansar melhor, segundo a neurologista especialista em sono Andrea Bacelar. "Estar descansado facilita a concentração e o desempenho escolar", explica a médica. Na véspera do exame, não tente resolver exercícios difíceis, isso acabará deixando o aluno tenso. Tente dormir cedo e acordar espontaneamente sábado e domingo. Bebida alcoólica também é proibida nesses dias porque interfere negativamente no sono, segundo a especialista.

Faça uma alimentação balanceada
Alguns alimentos são importantes durante esses dias que antecedem o Enem. A recomendação da nutricionista funcional Daniela de Almeida é apostar em ovo cozido e peixes de água profunda, como atum e salmão. "Esses alimentos possuem nutrientes que ajudam na memória e na capacidade cognitiva dos alunos", explica a especialista. Outras indicações são frutas e vegetais alaranjados (como laranja e cenoura) e castanha-do-Pará. "Eles têm a capacidade de defender o sistema imunológico do aluno. Assim, diminuem as chances de acordarem com algum problema de saúde na hora da prova.

Teste o caminho e separe os documentos
A véspera da prova é um dia importante. Se você não conhecer o lugar onde vai fazer o exame, teste o caminho. Veja que ônibus passa pelo local ou qual o melhor trajeto de carro. Vá até lá para saber quanto tempo leva. Também é fundamental separar todo o material que será levado para a prova. Você precisa de um documento com foto (como RG ou carteira de trabalho), caneta preta em material transparente e um lanche, como frutas, barras de cereal e água. De noite, nada de estudo. "Vá ao cinema ou jante com a família. O importante é relaxar para o dia seguinte", aconselha o diretor de ensino da rede PH, Rui Gomes de Sá.




E voce como esta se preparando a uma semana do enem? deixem aqui dicas 


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