Anime: Ano Hanna




 
 E eu resolvi despedaçar meu coração de vez! Às vezes, por algum motivo aleatório você decide que está na hora de despedaçar seu coração, aí o que você faz? Isso mesmo, você vai lá e assisti Ano Hana.

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia), mais conhecido como Ano Hana, é um anime da temporada abril de 2011 famoso por despedaçar corações. Ano Hana conta a história de um grupo de amigos de infância que cresceu e se afastou. Um deles é Jintan que, agora no colegial, é um hikikomori (um cara que só fica recluso em casa e não faz nada da vida). Durante o verão, Menma, um membro do grupo de amigos, aparece na vida de Jintan dizendo ter um desejo. Para realizar o desejo de Menma, Jintan tem de reencontrar e reunir seus velhos amigos. 
Todo mundo diz chorar com Ano Hana e, de fato, eu comecei a chorar logo que vi o ending pela primeira vez. Você tem de ser muito coração de pedra, ou muito forte, para não chorar com Ano Hana.
 
 

Porém, a reunião do grupo de amigos necessariamente implica em trazer à tona sentimentos que estavam adormecidos durante dez anos. Os jovens terão que lidar com seus sentimentos mal resolvidos e conflitos internos que foram deixados de lado. O que o grupo logo percebe é que esse esforço que farão para ajudar Menma será, ao mesmo tempo, o esforço necessário para que eles possam ajudar a si mesmos.
Todos os episódios são emocionalmente carregados e densos. A perfeição com que a história foi desenvolvida permite à quem está assistindo realmente sentir a luta interna que os personagens estão vivenciando, ao se verem reunidos após tantos anos para ajudar uma amiga que já os deixou há dez anos, e ao mesmo tempo terem que se deparar com aquela dor que decidiram esconder ao invés de enfrentar. A profundidade com que isso é mostrado é tocante, no mínimo.


Conforme a possibilidade de realizar o desejo de Menma vai se tornando real, a realidade bate e Jintan percebe que, uma vez que o desejo seja cumprido, Menma vai embora e dessa vez para sempre. Nesse momento é possível acompanhar a dor do garoto em perder sua amiga mais uma vez, momento em que ele se vê indeciso se realmente deseja prosseguir com os esforços para ajudá-la ou se abre mão disso e, em troca, ela não iria embora nunca.
O que faz com que você involuntariamente se sinta conectado com o anime é que a partir de um determinado momento você acaba se colocando no lugar daqueles garotos e isso pode gerar muitos questionamentos sobre como você reagiria à uma situação hipotética dessas. E se essa possibilidade de se conectar ao sentimento dos personagens já é grande durante os episódios, conforme o desfecho vai se aproximando é praticamente impossível não questionar a si mesmo sobre a decisão que você tomaria. Afinal, você realizaria o último desejo de um grande amigo para que ele pudesse ir embora definitivamente? Deixar alguém que você ama partir ou não?

Resenha - Ano Hana | Você chora? Vai chorar

A animação é linda, o traço é delicado e suave como a própria história em si. Os sentimentos são muito bem passados pelas expressões e a trilha sonora beira a perfeição. A abertura de Ano Hana é tão brilhante em sua letra e melodia que até hoje quando a escuto me deixo emocionar lembrando da história. O tom em que é cantada, com um misto de tristeza e alegria (que muito remete ao sentimento do grupo de amigos durante todo o anime), a mensagem que ela passa, somada à animação usada. Simplesmente genial. Uma obra prima, eu ouso dizer.
Ano Hana é um dos meus animes favoritos e acho que todos, mesmo aqueles que não veem animes, deveriam assistir. Além de proporcionar uma reflexão, a história aborda muito os preceitos de amizade e definitivamente é uma experiência muito cativante de se vivenciar. 


 Já assistiu? Deixe sua opinião nos comentarios ^^
 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Adoro animes...Este está anotado para assistir, assim que terminar o dorama itazura na kiss!!!!! Beijos

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

LIVROS INFANTIS COM 20% DE DESCONTO | BEDA#25

  Semana Especial do Livro Infantil na InVerso 📚 20% de desconto em todos* os livros infantis e infantojuvenis até dia 22/04! *exceto lança...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal