As Diferentes Versões da Bela e a Fera


Só no último final de semana a estreia do filme a Bela e a Fera arrecadou cerca de 170 milhões. Isso marca um novo recorde em bilheteria de filmes da Disney.
Estou louca para assistir ao filme e vê minha bruxinha preferida interpretando uma das minhas princesas preferidas da disney.
No post de hoje vim trazer algumas versões desse conto de fadas que foi escrito a mais de 300 anos.

Mas antes dos castiçais e bules mágicos, a história já aparecia em livros de contos de fadas. Ela surgiu pela primeira vez em 1740 em uma coletânea escrita pela francesa Gabrielle Suzanne Barbot de Gallon. O que poucos sabem é que ela é amplamente difundida entre outras culturas contada de formas diferentes 



A moral do conto continua a mesma em todos os lugares: a virtude e a diligência são sempre recompensados, a arrogância é punida e a essência de cada individuo é considerada mais importante que a aparencia exterior. Tudo isso finalizado pela clássica ideia de que o matrimônio significa felicidade eterna.



Em uma versão sul-africana que leva o título de "A cobra de cinco cabeças" a filha mais nova de um homem, muito mais humilde e trabalhadora que a mais velha se casa com uma serpente de cinco cabeças. A moça liberta o guerreiro aprisionado em um feitiço quando segue as instruções para cozinhar bolos ao marido, mostrado que não existe orgulho ou vaidade em seu coração 



No conto norueguês "Leste do Sol, Oeste da Lua, uma garota é oferecida pela pai para se casar com um urso polar gigante em troca de promessas de muita riqueza. A principio ela estranha a situação, já que toda noite, quando a luz esta apagada e ela está na cama, um homem se aproxima e dorme ao seu lado. Curiosa, um dia ela acende uma vela e vê que quem fica ali toda noite é um homem bonito, que de despe das peles de urso e vai dormir. Ele no entanto, fica bravo com a garota e explica que se ela tivesse aguentado mais um ano sem conhecer seu rosto eles poderiam ficar juntos. A moça sai em busca do príncipe novamente e consegue reconquista-lo. 



A versão chinesa "A serpente Encantada" mostra já no inicio semelhanças com a versão mais popular da história. O pai de três meninas sai em busca de flores para as filhas e acaba no jardim de uma serpente. Irada com a invasão do homem, ela o faz prometer que uma de suas filhas irá se casar com ela, e ate isso acontecer, ele estaria proibido de comer.
Chegando em casa, as três estranham o comportamento do pai e tentam lhe oferecer uma refeição. Quando ele conta o motivo de seu jejum apenas a caçula aceita ficar com a cobra. Um dia a garota vê a serpente sofrendo de sede e vai ajuda-la. O gesto quebra o feitiço que enclausurava um lindo príncipe no corpo de réptil. 

Conhecia algumas dessas versões? qual você mais gostou? 
Já assistiu o novo filme da Bela e a Fera? o que achou? diga para nós nos comentários <3 

Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Olá!
    Que post maravilhoooso! Não conhecia nenhuma das versões, hahah.
    Eu confesso que não sei se vou assistir ao filme no cinema, nunca fui muito dos contos de fadas...

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são apenas das algumas versões que roda pelo mundo, esse conto é um dos mais famosos, contando com diversas versões do classico <3

      Excluir
  2. Que legal! Não sabia dessas versões.
    Amei seu post!

    beijos, gatesa! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda existem bem mais Isis, essas são somente as principais
      fico feliz que tenha gostado do post <3 continue acompanhando o blog

      Excluir
  3. Olá! parabéns pelo post. Simplesmente espetacular.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kleyde !!! Achei muito interessante seu post e as curiosidades que você traz sobre o conto de A bela e a fera. Amo essa história, estou com muita vontade de ver a nova versão. Confesso que não conhecia e fiquei encantada com as outras versões sul-africana e norueguesa. super bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem amo, ainda não assistir o novo filme mas estou louca para ver a Emma em papel de Bela, ela combinou bem com a personagem ne?
      eu tambem me encanto com as outras versões de contos de fadas pelo mundo, isso mostra que ate mesmo nisso o mundo tem sua diversidade
      obrigada pela visita <3

      Excluir
  5. eu amo esse conto! bem legal! essas outras versões eu não conhecia! obrigada por compartilhar😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem amo Márcia, o conto da bela e a fera é um dos meus preferidos <3

      Excluir
  6. Olá!
    Gosto da Bela e Fera da Disney, mas ainda não consegui assistir ao filme. Das versões citadas, só conhecia a chinesa. Adorei conhecer sobre as outras (inclusive, vou pesquisar a do urso, que me interessou bastante).

    Curti muito o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou louca para ver o filme, tem outras versões pelo mundo, essas são as que achei mais interessantes <3

      Excluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice