BEDA #12: Série 13 Reasons Why. Não Seja Um Porquê


No dia 31 de março a Netflix lançou a série 13 Reasons Why que viralizou entre os jovens do mundo inteiro. A série é baseada em um livro com o mesmo nome "Os 13 porquês" do autor Jay Asher. Tanto a série quanto o livro em si contam a história da Hannah, uma adolescente de 17 anos que se matou, gravou 13 fitas e em cada uma das fitas ela diz o motivo pelo qual decidiu dar fim na própria vida. 



A série é bem inteiramente fiel ao livro, confesso que a série consegue envolver mais do que o livro. No livro mesmo você imaginando tal cena a série conseguiu deixa-la ainda mais forte. 
Hannah era uma garota como outra qualquer quando entrou no ensino médio, que garota nunca foi taxada como puta/vadia, assediada, deixada de lado pela melhor amiga, traída por alguem que confiava e ate mesmo abusada sexualmente? Infelizmente essa é uma realidade entre quase todos os jovens (senão todos), não é surpresa aparecer noticias em jornais ou na TV de um jovem que se suicidou.

A série é bem pesada. Eu chorei em diversos episódios, estupros, agressões, brigas, fazem parte do enredo realista abordado na série.


A anos atras uma reportagem parou o Brasil, um homem entrou numa escola, matou diversas crianças e depois se suicidou com um tiro na cabeça. Tudo isso foi gerado por bullying no qual sofreu durante a infância no período em que estudou ali. 

Esse é apenas um dos milhares de exemplos que ocorrem no mundo todos os dias, jovens entram em depressão, se cortam, matam ou se matam. 

Não seja um porquê na vida de alguém

Uma coisa que me deixou aborrecida foi ver diversas pessoas que conheço, falando sobre a série, da importância da luta contra o bulliyng nas escolas. Achei tão irônico isso, pessoas que praticam esse ato, dizendo para não cometa-lo. Conheço também diversas pessoas que praticaram tal ato porém agora luta ativamente contra esse tipo de crime. Em diversas partes do mundo o bullying é considerado sim um crime. 
Não seja um porquê na vida de alguém, você não sabe o que se passa na vida daquela pessoa, não sabe suas lutas diárias e tudo que ela suporta. 
Seja gentil, sorria sempre, dê um bom dia. Aposto que isso vai melhorar muito o dia da pessoa que ouve e o seu também. 


Meus porquês 


Eu li o livro no ensino fundamental pro ensino médio. Eu nunca fui de ter amigos, de ter alguem sempre ali para conversar, então passava todo o tempo do intervalo na biblioteca lendo diversos livros, uma professora via tudo que passava dentro e fora dos corredores daquela escola, e me deu esse livro com os dizerem "você é mais forte que a Hannah."
 Li numa noitada e já havia me apaixonado pela Hannah, não é a toa que ate hoje considero esse livro um dos meus preferidos. (Aqui tem um post com as melhores frases do livro)


Quando entrei no ensino médio as coisas se tornaram mais difíceis, nao conseguia fazer amigos na nova escola, eu era a mais inteligente da turma, sempre fazia amizade com professores e tirava as melhores notas, acho que esse foi um dos motivos pelo qual nunca conseguia que as pessoas fossem meus amigos. Quando engravidei, me vi no chão, literalmente, a única pessoa em quem eu confiava estava a milhares de km de distancia e tinha os próprios problemas, me vi abandonada e sozinha, quando tudo isso veio a tona e a garotinha inteligente tinha finalmente se mostrado a "vadia que era" eu me via sem rumo, sem um porquê continuar vivendo e seguindo em frente. Me xingavam no colégio, riam de mim pelas costas, me empurravam na intenção de me machucar. Eu me cortei diversas vezes na tentativa de dar um fim na minha própria vida, a unica pessoa que tive ao meu lado foi a minha mãe. ela esteve ali me apoiando em tudo, me abraçou e não me abandonou. depois que tive a Graça passei a ser conhecida como a garota fácil, que dava pra todos, afinal "ela era mãe solteira" 
Eu passei por diversas situações como a Hannah, por muitas vezes pensei em suicídio, via isso como a unica solução para todos meus problemas. 
Hoje eu sou uma pessoa totalmente diferente de 3 anos atras, eu sou bem mais receptiva a ajuda, sempre busquei entender e nunca julgar, sou sempre a primeira pessoa a conversar com um aluno novo no grupo ou faculdade. 
Eu busco ajudar as pessoas, ouvi-las para que não tenha o mesmo fim que a Hannah ou o mesmo fim que eu teria se não tivesse encontrado o apoio dos meus pais.

#NaoSejaUmPorque | Campanha da Netflix 


A netflix lançou diversos videos de pessoas famosas que sofreram bullying mostrando que essa realidade segue ate mesmo os famosos. 


Assista os videos separadamente no canal da Netflix 
ou visite o site 

Não tenha medo de enfrentar seus demônios, eles não são maiores que você.


Mas como diz Renato Russo 
"Mas é claro que o sol vai voltar amanhã. Mais uma vez, eu sei. Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã. Espera que o sol já vem"


Apesar das coisas estiverem ruins, é so uma fase, tudo vai ficar bem. 


Precisa de Ajuda? Procure o CVV | Centro de Valorização da vida ou ligue 141


Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Amei a postagem. Tô amando o impacto positivo que a série ta deixando pra nós jovens. Netflix <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rael.
      eu tambem gostei bastante do impacto. o livro era pouco conhecido e a serie fez as outras pessoas perceberem o quão importante é combater esse tipo de brincadeiras/bullying nas escolas

      Excluir
  2. Gente do céu, essa série viciou todo mundo kkk. A série é maravilhosa, tem personagens maravilhosos, mas não adianta ver e continuar sendo um porquê de alguém, não é? As pessoas tem que assistir e também aprender com a série, né? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. essa serie foi muito importante no nosso cenario atual, para encarar a realidade de muitos jovens pelo mundo, o suicidio e a depressao entre jovens é um assunto para ser debatido e nao jogado para debaixo do tapete. e essa serie tras isso

      Excluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Todos os livros recebidos de Editoras parceiras em 2024 | BEDA#24

 Oie meus leitores, como estão?  Este ano de 2024, não foi possível renovar com algumas Editoras que eu queria muito, porém passei na seleçã...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal