11 agosto 2017

BEDA #11: Psicólogos afirmam que fãs de Harry Potter lidam melhor com a morte


Pesquisadores da Universidade deSalisbury, nos Estados Unidos, descobriram que fãs de Harry Potter tendem a lidar melhor com a morte. Lance Garmon e Meredith Patterson disseram que a obsessão e a ansiedade em relação ao tem os fizeram reler e rever a série.
Os psicólogos afirmam que o leitor é confrontado com a morte desde o início da história do bruxo, mas quem lê espera encontrar algo de positivo na história. Para os pesquisadores, a série é um ótimo exemplo para pessoas que convivem com o luto. Já para para os fãs mais jovens a série poderia ser um auxílio no entendimento de questões complexas. 
A pesquisa foi feita com mais de 400 jovens, que tiveram muito ou pouco contado com a série. Os fãs mais ardorosos mostraram ter mais consciência sobre a morte, indicando que refletiram mais sobre o assunto.
O porquê das pessoas terem entrado em contato com Harry Potter também se revelou importante: aqueles que disseram que a leitura é uma maneira de lidar ou formar sua própria identidade têm maiores níveis de consciência sobre a morte, em comparação com as pessoas que leram ou assistiram por puro entretenimento. Ou seja, ser "viciado" no universo de J. K. Rowling não significa que a pessoa é obcecada pela morte.



6 comentários:

  1. Tá ai Harry Potter mais uma vez mostrando que ajuda as pessoas. Fala sobre amizade, sobre amor e ainda facilita a lidar com a morte e com o fato de ser algo absolutamente natural, embora doloroso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade <3 se enganam aqueles que pensam que harry potter é somente uma historia sobre bruxos

      Excluir
  2. Bom dia amiga!
    Minha visita hoje é para divulgar o blog da Biblioteca da escola que trabalho EREM DR Mota Silveira. Biblioteca Madre Ódila Maroja, este cantinho especial nasceu recentemente. É um blog voltado para pesquisas nas mais diferentes áreas de conhecimento, já tem postagens de , Matemática, Química, Biologia, Língua portuguesa, Filosofia, Sociologia, Direitos Humanos e outras áreas de conhecimento. Também faço parte na organização e pesquisas das postagens. O link é este, http://bibliotecamadre.blogspot.com.br/ caso deseje conhecer e seguir, será um grande prazer, pois como seguidora e comentarista dos meus blogs, você só engrandece as postagens. Obrigada, tenha um Domingo de muita paz e um início de semana abençoado.
    Desculpe não comentar a sua maravilhosa postagem, logo retornarei. Abraços Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  3. Aaaah, que coisa mais incrível! É tão maravilhoso ver o quanto Harry Potter pode ajudar tantas pessoas de maneiras diferentes. ♥
    Beijossss

    Jubaqueen

    ResponderExcluir

* Parceria? Afiliação? Peça ^.^
*Seguindo. Segue de volta? Se eu gostar do blog sim u.u
* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

© Dose de Poesia. Todos os direitos reservados.
Layout produzido por: Fernanda Goulart
Com a ajuda de diversos sites de tutoriais.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo