BEDA #5: Documentários Que Todo Nerd Deveria Assistir


No universo nerd, games, tecnologia e cultura pop vivem em perfeita harmonia. Alguns filmes e jogos se destacaram e marcaram história, como o antigo console Atari, as pecinhas de Lego e a trilogia De Volta Para o Futuro. Todos eles, para a felicidade dos fãs, têm seus respectivos documentários, que registram a trajetória e popularização desses símbolos da cultura geek presentes na memória de várias gerações.
Entre os longas-metragens, algumas produções também exploram a influência dos nerds que, pela habilidade e interesse em programação e outras ferramentas, se tornaram grandes ativistas. Conheça a origem e os desafios enfrentados por essas personalidades com a lista que separamos:





A História do Lego
Ao completar 80 anos, a empresa dinamarquesa de blocos de montar decidiu lançar um curta-metragem em animação sobre o início da marca Lego, que logo se tornaria uma grande favorita das crianças — e de muitos adultos. Veja aqui.

Atari: Game Over
A inesperada queda da Atari Corporation, criadora de consoles que reproduziram jogos icônicos como Pong — que você pode jogar de graça na internet —, ficou conhecida como “o grande enterro de 1983”, quando um game baseado no filme ET -  O Extraterrestre, do Atari 2600, passou a ameaçar o sucesso da marca.

Back in Time
Após 30 anos desde o início das viagens no tempo feitas por Marty McFly, o elenco e os fãs da trilogia De Volta Para o Futuro relembram o sucesso e repercussão dos filmes.

Citizenfour
A documentarista Laura Poitras e o repórter Glenn Greenwald, então do The Guardian, mostram os bastidores da divulgação dos milhares de documentos secretos sobre programas de vigilância da NSA, pelo analista Edward Snowden. A obra que retrata o maior emblema diplomático do século levou o Oscar de melhor documentário, em 2015.

Indie Game: The Movie
A presença de games independentes hoje é suficiente para considerar essas produções um verdadeiro gênero à parte. O documentário acompanha a jornada de alguns desses desenvolvedores enquanto se preparam para criar e lançar seus trabalhos.

Life 2.0
Se você já jogou ou ouviu falar em Second Life, este documentário poderá impressioná-lo: o diretor Jason Spingarn-Koff observou a rotina de jogadores compulsivos do game para PC, que transformaram a maneira como viviam suas identidades e relações interpessoais a partir de um universo virtual.

Nós Somos a Legião: A História dos Hacktivistas
O surgimento do termo “hackativismo” protagonizado por jovens até então anônimos e popularizado pelo movimento internacional Occupy, com milhões de pessoas tomando as ruas em protesto contra adversários poderosos, como a igreja da cientologia e o FBI. A comunidade de hackers manifestou, a partir desse evento, seu interesse por avanços socioeconômicos e novas formas de democracia.

O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz
Do mesmo diretor de Nós Somos a Legião, o filme apresenta a trajetória de Aaron Swartz, ativista de internet e pioneiro da programação, e analisa seu envolvimento com a fundação do site Reddit e sua defesa a favor da política da cultura livre. O documentário também discute o caso da prisão de Aaron e as acusações sofridas contra ele nos últimos anos. Em 2013, o garoto cometeu suicídio quando ainda estava sendo acusado por supostos crimes cibernéticos.

Video Games: O Filme
Um presente para os fãs das primeiras gerações de games, o filme apresenta entrevistas com os “fundadores” dessa tecnologia e ferramenta inovadora que mais tarde se tornaria uma grande indústria multimilionária, dona de grandes ícones da cultura pop.

Web Junkie
Em uma clínica de reabilitação para viciados em jogos de internet de Pequim, pais e psicólogos tentam reverter os excessos tecnológicos dos filhos. O governo chinês foi o primeiro a reconhecer a doença, que afeta boa parte dos adolescentes no país, em casos de jogadores que ficaram online por várias semanas sem intervalos.

Alguns desses documentários podem ser encontrados na netflix. Já assistiu algum? gostou? 



Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. O do Aaron Swartz virou um dos meus favoritos da vida e, lembro, me fez refletir e pesquisar sobre várias coisas acerca das licenças e da cultura livre. Recomendo fortemente a todos também.

    http://miasodre.blogspot.com.br/2017/04/resuminho-de-marco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem recomendo a todos, vale muito a pena assistir <3

      Excluir
  2. Não conheço nenhum, mas estou salvando esse post pra ver. Esse do second Life me interessou MUITO e do Aaron Swartz idem, porque a contribuição dele foi tão importante... Conheci por meio de um amigo e fiquei, mas, gente...

    Post muito legal =)

    Bjooo
    Lady Salieri
    http://www.visaoperiferica.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro documentários!! Não conheço nenhum da lista e vários me chamaram a atenção.
    Gostei demais do post!

    Beijo!
    Metamorphya••• Participe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice