Oie meus leitores, como estão?
No post de hoje, vim trazer 3 livros da Editora Valentina de não ficção para ler e amar!
Além dos Sonhos - Roman Romancini
Sinopse: A mochila do Roman Romancini está quase sempre pronta para a próxima investida. Além de ótimos equipamentos, o otimismo sempre foi uma das principais ferramentas para seguir em frente. A vontade de ir além dos sonhos é tão grande que, às vezes, parece beirar a arrogância, mas é o jeitão dele mesmo, sempre positivo e dono de uma vontade contagiante. Não fosse isso, talvez o Roman nem estivesse mais aqui.
Ficamos amigos durante a escalada do monte Aconcágua, no inverno de 2004. É lógico que o Roman era o mais eufórico da expedição. Eu fiquei pelo caminho, mas me lembro bem da imagem do Roman, emocionado e falante no topo das Américas, com os cílios congelados.
Também estivemos juntos no Denali (monte McKinley, Alasca). A montanha mais alta da América do Norte. Dessa vez tive um pouco mais de sorte. Cheguei ao topo, e o Roman ficou a vinte metros do cume. Quase saiu voando de tão forte que era a tempestade.
Contudo, os ventos não foram muito favoráveis para o meu amigo nos anos seguintes, no que diz respeito ao lado esportivo. Foi atropelado quando pedalava na Floresta da Tijuca, colocou uma placa de titânio no fêmur, teve trombose durante a recuperação e, para completar o ciclo, câncer na tireoide. Pegou um médico pelo colarinho quando ouviu que não iria mais poder escalar. Ele queria o Everest, o topo do mundo, e ninguém seria capaz de impedi-lo.
Provou que estava de volta quando corremos juntos na Patagônia. Cem quilômetros de parceria e amizade. Depois disso, eu não tinha mais dúvidas, o Everest era só uma questão de tempo.
Esse é o Roman, enxerga luz nos momentos mais sombrios. O mundo dele é diferente, vibrante e imponente. Transforma um momento simples numa história fabulosa. Suas asas são enormes, desenvolveu o dom de voar para lugares que as pessoas normais talvez tenham dificuldade de enxergar e compreender.
(Clayton Conservani)
1888 - Marcos Costa
Sinopse: Quando a Princesa Isabel conseguiu fazer passar a Lei Áurea, uma tempestade pesada, destruidora, se formou no horizonte. O Senador Cotegipe vaticinou nos ouvidos dela – como uma espécie de oráculo da morte – o futuro sombrio que a aguardava. Disse do alto da sua arrogância, do alto do seu medo enrustido de um mundo novo que acabava de nascer, mas que já era forte o suficiente para arrombar os portões de suas fazendas: “A senhora ganhou a batalha, mas perdeu o trono.”
De fato, pouco mais de um ano depois desse vaticínio, a monarquia desabou e a Princesa Isabel foi obrigada a se exilar — expulsa do seu país. Mas por qual pecado, qual crime? Teria conspirado para a morte do rei para assumir o trono? Teria sido uma governante tirânica? Teria feito passar alguma lei que atentasse contra a liberdade e a segurança do seu povo? Todas essas questões devem ter surgido quando a notícia da queda da monarquia e do exílio chegou aos rincões mais distantes.
É possível imaginar o espanto e a total incompreensão das pessoas ao redor do mundo quando descobriam que o crime ou o pecado da princesa era ter assinado uma lei que acabava com a escravidão no Brasil. Que acabava com uma instituição nefasta, que já se prolongava por mais de trezentos anos e que muitos homens antes dela, muito mais poderosos do que ela, não tiveram a ousadia e a coragem de enfrentar.
A Lei Áurea não libertou, no dia 13 de maio de 1888, apenas homens, mulheres e crianças de seus cativeiros, onde eram brutalmente explorados, mas libertou também todo um povo, toda uma nação que convivia lado a lado com a barbárie, com a iniquidade, com a desesperança, com a injustiça promovidas por aqueles que aparelharam o Estado e ignoraram os verdadeiros desejos e anseios do povo, que era viver numa nação livre e próspera.
A história da internet para quem tem pressa - Chris Stokel-Walker
Sinopse: Nenhuma realização na história da humanidade mudou o mundo de forma tão rápida, radical e profunda como o advento da internet. Ao que parece, não encontraremos algo no cotidiano do século 21 que não tenha sido afetado, para melhor ou para pior, pela criação da Rede Mundial de Computadores. Mas a história da internet é mais longa do que você imagina. As bases foram fundadas lá atrás, nos anos 1960, décadas antes de se tornar tão acessível e indispensável ao nosso dia a dia como é atualmente.
Neste mais novo lançamento da Coleção História Para Quem Tem Pressa, Chris Stokel-Walker nos leva a uma jornada que começa acanhada, humilde e chega com força arrebatadora aos dias de hoje, passando pelo e-mail e pela internet discada até chegar ao fenômeno das redes sociais, ao metaverso, à inteligência artificial e além.
Explicando com didatismo e clareza conceitos complexos sobre o funcionamento da WWW, como ela vem se transformando e se reinventando, e as consequências de tal mudança, assim como trazendo à luz terminologias e conceitos fundamentais, e, claro, os personagens marcantes dessa saga moderna, A história da internet para quem tem pressa entrega tudo que você precisa saber sobre essa impactante tecnologia que segue moldando uma era.