Me julguem: gosto de livros tanto quanto gosto de sapatos. E daí?

Se uma mulher tem mais livros do que sapatos, casa-se com ela.

Uma vez, li por aí: "se uma mulher tem mais livros do que sapatos, case-se com ela". Me lembrei muito desta frase neste feriado, quando comprei um sapato e um livro, ambos por praticamente o mesmo valor. E fiquei pensando de que maneira estas duas peças interferem em uma relação conjugal e ainda por cima com tanto peso de decisão.
Quer dizer que uma mulher passa a ser avaliada (e qualificada) pela quantidade de calçados que tem no armário ou a variedade de obras literárias que coleciona na estante? E o pior: é isto que a torna apta ou não a juntar as escovas de dente com alguém?
“É ISSO MESMO, PRODUÇÃO?”
“Ah, Mariana, deixe de ser tão radical e extremista, garota!”
Enquanto muitos estampam esta frase nas redes sociais achando que estão defendendo a bandeira daeducação, na verdade estão reforçando um machismo intrínseco que assombra a liberdade de ser da mulher. Além de transformar o casamento em um “negócio”, no qual o “cliente” deve estar atento às ofertas do mercado.
Fiquei, então, imaginando avaliadores entrando na minha casa e observando quantos sapatos e livros eu tenho, quais suas condições de uso, a altura dos saltos e número de páginas... Qual nota será que eu receberia? Será que alcançaria a média?
Mas no final de tudo isso, eu gostaria mesmo de entender qual é a relação existente entre livros e sapatos. Não poderiam ser perfumes? Ou brincos... Ah, se o autor desta frase soubesse o tanto de lenços e cachecóis que tenho guardados e o quanto eles não interferem em meu hábito de leitura.
A impressão que tenho é de que não nos cansamos nunca de colocar rótulos nas pessoas. E eu encerro meu pensamento usando outra frase bastante batida: “não avalie um livro pela capa”. Você pode se surpreender (ou se decepcionar) com o conteúdo interno. E assim somos nós, um livro com uma capa e uma história.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros com protagonismo negro para ler e amar

  Oie meus leitores, como estão?  Hoje é um dia de suma importânica, 20 de novembro celebramos o  Dia da Consciência Negra . Este dia é muit...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Grupo Editorial Record

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal

Editora Palavra e Verso