08 março 2017

5 Grandes Mulheres da Literatura Mundial


Hoje é considerado o dia internacional da mulher, por isso no post de hoje vim trazer alguns nomes femininos da literatura mundial que marcaram época e deram um novo olhar a literatura. 

J K Rowling


e para começar, irei falar de uma das minhas autoras preferidas, ela que me inspirou a entrar no mundo literario, a nunca desistir dos meus sonhos, a persistir sempre mas desistir jamais. 
Teve uma vida conturbada até conquistar o sucesso e vender mais de 400 milhões de cópias com suas 10 obras referentes ao personagem. No início da carreira, Rowling se dedicou à literatura infanto-juvenil, o que lhe rendeu o Prêmio Hans Christian Andersen de literatura, em 2010. Em suas obras, Rowling é conhecida pela criação de cenários fantásticos, personagens inusitados que exploram a magia e as relações de amizade.

Agatha Christie


Ainda que seus pais tenham feito de tudo para que ela seguisse carreira de cantora lírica ou pianista, Agatha Christie preferia os contos. Seus mais de 90 livros publicados, e traduzidos em todo o mundo, fizeram dela a Rainha do Crime e maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Além dos consagrados contos e romances de mistério,


Jane Austen


 Alcançou reconhecimento ao escrever Orgulho e Preconceito, considerado um dos livros mais lidos em todo o mundo. Criou a comédia de costumes, retratando a sociedade da época e introduzindo personagens ordinários e da classe média inglesa. Em sua narrativa, predominam os diálogos carregados de ironia e a reflexão acerca de valores como orgulho, vaidade, ambição e preconceito.

Clarice Lispector


 Nascida na Ucrânia, mas assumidamente brasileira, Clarice Lispector inaugurou a prosa introspectiva no Brasil. Seus textos são narrados de forma intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem o primeiro plano. A ausência de linearidade em sua narrativa é justificada pelo predomínio do tempo psicológico.

 Simone de Beauvoir


Estreou como escritora com a obra A Convidada e seu livro Os Mandarins lhe rendeu o Prêmio Goncourt (1954), o mais prestigiado prêmio literário francês. Feminista e ícone do existencialismo, em muitas de suas obras, Simone analisou a postura e o papel da mulher na sociedade, levantando questões e gerando polêmicas, muitas em torno de um conteúdo excessivamente erótico para os padrões da época.
Já conhecia alguma dessas autoras? gostam? deixe pra gente nos comentarios 

10 comentários:

  1. Ahhhh, já li livros de todas essas <3 que felicidade uauahuhau
    Elas são incríveis. Da Agatha estou até participando do projeto literário que consiste em ler TODOS os oitenta dela uhauha

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ate iria participar desse projeto mas nem rolou kk
      adoro a Agatha

      Excluir
  2. Sou muito curioso pra conhecer as obras da Clarice Lispector e Agatha. Estou lendo o Primeiro livro da Saga HP da JK e estou amando. Essa mulher já é uma lenda MDS... Da JK que não gostei foi "Morte Súbita".

    http://obaucultural.blogspot.com.br/2017/03/indicados-ao-oscar-2017-lion-uma.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem nao gostei de morte subita, não consegui terminar :s

      Excluir
  3. Conhecia 3 de 5, já não é mau... Mas não costumo ler muito de nenhuma. Se bem que acho que tenho algo da Jane Austen para ler cá em casa! Não vejo muitos posts enaltecendo escritoras, parabéns.

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juh <3
      quando estiver oportunidade leia o da Jane, voce vai amar <3

      Excluir
  4. Acho que as únicas que eu já li foram a J.K. Rowling e a Jane Austen, mas quero muito ler Agatha Christie e Clarice Lispector! Gostei muito das escritoras escolhidas.
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elas são as minhas escritoras favoritas <3

      Excluir
  5. Clarice Lispector. <3
    Ouvi que a escrita da Agatha é muito boa, qualquer dia desses leio um livro dela.
    Ah e quem não ama Orgulho e Preconceito né? Não tive a oportunidade de ler o livro ainda, mas vi o filme e amei. (:
    Adoreeei o post, bjssssss.

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Parceria? Afiliação? Peça ^.^
*Seguindo. Segue de volta? Se eu gostar do blog sim u.u
* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

© Dose de Poesia. Todos os direitos reservados.
Layout produzido por: Fernanda Goulart
Com a ajuda de diversos sites de tutoriais.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo