NASA finaliza construção de telescópio que substituirá o Hubble

Para quem acompanha o blog ja a algum tempo sabe que um dos meus sonhos seria cursar engenharia no ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) entretanto é mais facil passar em medicina do que no vestibular de la. Eu sempre gostei muito de pesquisar sobre o espaço (tenho teorias mirabolantes hahaha), hoje vendo o blog da engenharia vi um post sobre a Nasa que me deixou muito curiosa e um tanto feliz haha e queria compartilhar com vocês 



Quase todo mundo já ouviu falar no famoso telescópio Hubble, que está no espaço há 26 anos. Acontece que o Hubble está com os dias contados agora que seu sucessor, o telescópio James Webb (JWST – James Webb Space Telescope), está pronto, com lançamento previsto para outubro de 2018.

O projeto do novo telescópio começou na década de 90 e os engenheiros da NASA não pouparam esforços: o JWST promete ser 100x mais potente que o Hubble. O espelho principal do novo telescópio possui 6,5 metros de diâmetro (maior que do Hubble, com 2,4 metros de diâmetro) e 18 segmentos hexagonais de berílio e revestidos com ouro. Para que o novo telescópio possa detectar luz infravermelha por meio do espelho e observar o universo, é necessário que ele possua cinco camadas de isolamento do Sol, visto que ele deve operar na temperatura zero absoluto (0 Kelvin = -273,15°C).


Após duas décadas de planejamento e construção, o objetivo é usar o James Webb para observar galáxias formadas após o Big Bang, permitindo o estudo da origem do universo, e também auxiliar a identificar sinais de vida em outro planeta, como saber se há água suficiente para formar um oceano. O local de instalação previsto é o Ponto de Lagrange 2, que fica a um milhão e meio de quilômetros da Terra, aproximadamente, o que é bem mais distante que o Hubble, que está a cerca de 550 quilômetros da Terra.
[Pausa para a explicação: os Pontos de Lagrange são locais em que as forças de atração gravitacional exercidas por duas massas são iguais, o que cria um local estável e ideal para a instalação de estações espaciais e satélites. O Ponto de Lagrange 2 fica diretamente atrás da Terra, partindo de uma perspectiva do Sol.]


Agora, o James Webb entra em fase de testes. A jornada até o lançamento é longa: os engenheiros precisam fazer com que nada saia errado, visto que é difícil fazer qualquer reparo a uma distância tão grande. A previsão era de que o JWST fosse lançado em 2011, mas houve um atraso, assim como houve aumento no orçamento, que foi de 1 para 8,7 bilhões..
Referências:  INPE, JWST, NASAPopsci.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice