Resenha #32: Mundo Literario e Relações Socioculturais - Joéliton Sueldo Araújo



Autor: Joéliton Sueldo Araújo
editora: Scortecci
Gênero: Critica literaria
Número de Páginas: 95
Ano de Publicação: 2017
Onde comprar: Livraria Asabeça

Nota:


Sinopse: 

Pode-se entender a expressão ‘mundo literário’ como um conjunto de práticas ao mesmo tempo artístico-ficcionais e sociodiscursivas, exteriorizadas de modo coletivo ou individual, por meio sobretudo de enunciados/textos polissêmicos não utilitaristas que dialogam entre si – as obras literárias. Estas, por sua vez, partem de unidades sígnicas convencionadas (não só a ‘palavra’ [escrita ou falada], mas também qualquer unidade semiótica ‘equivalente’). As análises deste livro se concretizam em artigos científicos/transdisciplinares, ensaios, roteiros crítico-didáticos – ‘enla-çados’ pela reflexão sociopoética em uma perspectiva intercultural e lúdica, portanto atenta às necessidades e curiosidades dos usuários da língua que circula em gêneros literários, especialmente poema, manifesto literário-cultural, rapsódia moderna e romance e conto polemísticos. Como diria o Professor Luciano Justino, uma das funções do intercultural é inter-relacionar as divisões arbitrárias da arte, bem como da sociedade capitalista, contribuindo para o questionamento das rígidas demarcações entre formas populares, massivas e eruditas. Acrescente-se: em muitos casos, pode-se questionar também a distinção entre ‘literatura adulta’ e ‘literatura infantil’.

Resenha:

Esse livro me encantou já no titulo, umas das coisas que venho tentado ler muito é sobre o mundo literario, tentando melhorar minhas escrita e me aperfeiçoar nesse assunto. 
Eu nunca havia lido nada do autor, mas me encantei com sua escrita, é facil de entender e de se comunicar. 
Esse livro aborda muitos assuntos do meio literario, aborda assuntos como o Neoportuguês.
O capitulo 1 fala sobre os manifestos de Oswald de Andrade, a obra modernista Macunaíma, se você ainda não leu, recomendo bastante ler essa obra e perceber o contexto historico do brasil em que ela foi escrita. 
O capitulo 2 fala de Manuel Bandeira, um dos melhores escritores do conceito socioludico.
O 3 capitulo aborda alguns livros do Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. E tras um bate papo sobre a complexidade das manifestações dialogicas com o Manuel bandeira, Augusto dos Anjos e Chico Buarque.
O capitulo 4 já vai um pouco contrario a esta rota dos capitulos anteriores, ele desnuda a questão do feminismo com a analise da romance "As horas nuas" da autora Lygia Fagundes Telles 
O capitulo 5 tem um elo muito forte com o capitulo anterior, pois continua abordando o feminismo, mas desta vez com contos da Florbela Espanca, você provavelmente já deve ter ouvido falar dela, seja na escola ou no vestibular. 
o Capitulo 6 aborda a violencia contra os homossexuais com poemas de Caio Fernando de Abreu, apesar dessa violencia serem muito recorrentes no nosso contexto de sociedade atual, é atraves da força literaria onde ela encontra força para a denuncia. 
O capitulo 7 é mais uma ormose intelectual e literaria do poema do escritor Walt Whitman.
E por fim, no ultimo capitulo ele sintetiza a didatica literaria em toda analise literaria desse contexto socio/intelectual.

Não indico esse livro para quem busca somente se divertir com a leitura, mas recomendo para aqueles que querem se aprofundar mais nos conceitos literarios, se você é escritor ou estudante de letras e jornalismo recomendo muito a leitura. 
E alem deste, vale muito a pena ler os livros que o autor aborda e assim diversificar suas leituras. 

E ai, já leu esse livro? gostou? me conta sua opinião nos comentarios.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice