Autor: Joéliton Sueldo Araújo
editora: Scortecci
Gênero: Critica literaria
Número de Páginas: 95
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 95
Ano de Publicação: 2017
Onde comprar: Livraria Asabeça
Nota:
Sinopse:
Pode-se entender a expressão ‘mundo literário’ como um conjunto de práticas ao mesmo tempo artístico-ficcionais e sociodiscursivas, exteriorizadas de modo coletivo ou individual, por meio sobretudo de enunciados/textos polissêmicos não utilitaristas que dialogam entre si – as obras literárias. Estas, por sua vez, partem de unidades sígnicas convencionadas (não só a ‘palavra’ [escrita ou falada], mas também qualquer unidade semiótica ‘equivalente’). As análises deste livro se concretizam em artigos científicos/transdisciplinares, ensaios, roteiros crítico-didáticos – ‘enla-çados’ pela reflexão sociopoética em uma perspectiva intercultural e lúdica, portanto atenta às necessidades e curiosidades dos usuários da língua que circula em gêneros literários, especialmente poema, manifesto literário-cultural, rapsódia moderna e romance e conto polemísticos. Como diria o Professor Luciano Justino, uma das funções do intercultural é inter-relacionar as divisões arbitrárias da arte, bem como da sociedade capitalista, contribuindo para o questionamento das rígidas demarcações entre formas populares, massivas e eruditas. Acrescente-se: em muitos casos, pode-se questionar também a distinção entre ‘literatura adulta’ e ‘literatura infantil’.
Resenha:
Esse livro me encantou já no titulo, umas das coisas que venho tentado ler muito é sobre o mundo literario, tentando melhorar minhas escrita e me aperfeiçoar nesse assunto.
Eu nunca havia lido nada do autor, mas me encantei com sua escrita, é facil de entender e de se comunicar.
Esse livro aborda muitos assuntos do meio literario, aborda assuntos como o Neoportuguês.
O capitulo 1 fala sobre os manifestos de Oswald de Andrade, a obra modernista Macunaíma, se você ainda não leu, recomendo bastante ler essa obra e perceber o contexto historico do brasil em que ela foi escrita.
O capitulo 2 fala de Manuel Bandeira, um dos melhores escritores do conceito socioludico.
O 3 capitulo aborda alguns livros do Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. E tras um bate papo sobre a complexidade das manifestações dialogicas com o Manuel bandeira, Augusto dos Anjos e Chico Buarque.
O capitulo 4 já vai um pouco contrario a esta rota dos capitulos anteriores, ele desnuda a questão do feminismo com a analise da romance "As horas nuas" da autora Lygia Fagundes Telles
O capitulo 5 tem um elo muito forte com o capitulo anterior, pois continua abordando o feminismo, mas desta vez com contos da Florbela Espanca, você provavelmente já deve ter ouvido falar dela, seja na escola ou no vestibular.
o Capitulo 6 aborda a violencia contra os homossexuais com poemas de Caio Fernando de Abreu, apesar dessa violencia serem muito recorrentes no nosso contexto de sociedade atual, é atraves da força literaria onde ela encontra força para a denuncia.
O capitulo 7 é mais uma ormose intelectual e literaria do poema do escritor Walt Whitman.
E por fim, no ultimo capitulo ele sintetiza a didatica literaria em toda analise literaria desse contexto socio/intelectual.
Não indico esse livro para quem busca somente se divertir com a leitura, mas recomendo para aqueles que querem se aprofundar mais nos conceitos literarios, se você é escritor ou estudante de letras e jornalismo recomendo muito a leitura.
E alem deste, vale muito a pena ler os livros que o autor aborda e assim diversificar suas leituras.
E ai, já leu esse livro? gostou? me conta sua opinião nos comentarios.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir