Autora: Renata Barrozo Baglioli
Editora: Inverso
Número de Páginas: 87
Ano de publicação: 2021
Nota:
Sinopse:
A Última Camada traz histórias picantes, emocionantes, dilacerantes e divertidas dos personagens que nada mais são do que fragmentos de pessoas reais, de nós mesmos, de nosso alter ego.
Os contos transportam as pessoas para sentirem emoções e ressignificarem memórias afetivas, inspirando novos olhares sobre as coisas, para que possamos nos desvencilhar de conceitos pré-concebidos e refletir antes de julgar.
Resenha:
Esse não é um livro de leitura fácil, precisei parar em diversos momento para me questionar sobre minha vida e sobre o meu verdadeiro eu, ao longo dos variados temas de contos, o leitor irá se identificar com pelo menos um deles.
A escrita da Renata é avassaladora, apesar de ser uma leitura rápida e não linear, com contos que abre uma nova visão do nosso olhar para situações do cotidiano.
Meu conto preferido foi o de nome "A última camada" que também da nome ao livro, tem somente uma página mas te faz pensar sobre qual ou quais situações ocorrem para que houvesse aquele desenrolar, o que cada um dos dois fez para pedir desculpas um ao outro.
"E foi assim que a menina Alice perdeu a cabeça. Não teve mais chá de bonecas, imaginação ou infância. A menina já nem mais lembrava de seu nome, se perdeu na vida e não achou, sequer procurou, pelo tempo perdido. Ela sabia que nunca seria moradora do utópico País das Maravilhas"
A conexão com a autora transmite um perfil psicológico e social, me vi em vários contos, em várias situações que já vivi, em fragmentos de mim mesma, me fazendo questionar e refletir quem eu sou dentro do mundo e a sua influencia dele em mim.
A diagramação do livro está perfeita, desde a escolha das das fontes até a disposição dos contos. A Inverso fez um trabalho incrível neste livro da Renata.
Vale muito a pena a leitura, é para quem gosta de leitura rápida e que te faça questionar sobre a própria existência. A história é de quem se encaixar.
E aí? Gostam? Leram? Me conte nos comentários.