Olá meus leitores, como estão? hoje vim trazer um post de um quadro que estava um pouquinho sumido aqui do blog, não é mesmo?
Sinopse: Dizem que conhecer a mitologia é conhecer a si mesmo. Reunimos dez autores para criar novas histórias ou recontar as origens dos Deuses, criaturas e seres sobrenaturais que fazem parte da Mitologia Eslava. Nestas páginas, as lendas ganham vida.
Pré-Venda: Editora Alarde
Primeiras Impressões:
Essa foi a minha primeira experiência literatura eslava, eu conhecia somente o conto da Baba Yaga por conta de filmes e desenhos de seres mágicos, mas adoro livros de mitologia, e não foi diferente com este, o livro possuem diversos contos inspirados em lendas da mitologia nórdica, composto por autores nacionais.
A antologia reune vários contos, cada um mais original e atraente que o outro, a leitura é bem fluída e te faz querer mais, indo pesquisar assim, mais sobre os contos da mitologia eslava que compõe esse universo tão rico e envolvente.
Li os primeiros 3 contos desse livro, "O velho do rio", "Por detrás da neblina" e "A última casa da rua antes da floresta sombria", o meu preferido foi o velho do rio, baseado na lenda do Vodyanoy.
Vodyanoy
É um espírito aquático masculino. Aparece como um velho nu com rosto de rã, barba esverdeada, cabelo comprido e corpo coberto de algas e sujeira, geralmente revestido de escamas pretas de peixe. Tem patas espalmadas em vez de mãos, um rabo de peixe e olhos que ardem como brasas. Afogamentos locais seriam obra sua (ou das Rusalki), porque, quando está irritado, afoga pessoas, quebra barragens e lava moinhos de água. Pescadores, moleiros e apicultores fazem sacrifícios para acalmá-lo.
(Fonte: Editora Alarde)
Esse conto me doeu bastante principalmente pelo fato do Rodrigo conseguir transparecer a dor da Anya atrás das palavras, você se apega tanto a personagem que até torce para que algo de ruim aconteça com o padrasto, pois o único desejo, é que ela não viva mais aquela aflição toda vez que ele chegava em casa bêbado, e esse conto também trás para uma critica social extrema, vivida por muitas mães solos.
Os outros 2 contos são extremamente envolvente, o baseado na histórica da Baba Yaga, eu adorei, nunca imaginei aquela bruxa descrita da maneira como foi.
A leitura é bem fluída, a diagramação está magnifica, esse, é sem dúvida, um livro que estou louca para ler a continuação.
O livro está em Pré-Venda, então aproveita e corre pro adquirir o seu exemplar no site da editora