10 novos escritores brasileiros que você tem que conhecer

10 talentos da literatura que irão te surpreender 


Muitas vezes nós, amantes dos livros e da literatura, ficamos apegados a nomes que fizeram história e a grandes clássicos que, sem sombra de dúvida, são sempre opções certeiras. 
Entretanto, evoluir é preciso e, para isso, a literatura tem nos presenteado com novos (grandes) talentos. Para que você saiba mais sobre alguns deles e comece a se familiarizar, listamos 10 novos escritores brasileiros que você precisa conhecer. Confira:

1- DANIEL GALERA

 Escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa, Daniel Galera foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, Dentes guardados, e a primeira edição de "Até o dia em que o cão morreu", adaptado para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca como "Cão sem dono". Seu romance Mãos de Cavalo foi incluído na lista de leituras do vestibular por três anos consecutivos. Cordilheira recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. É autor também do álbum em quadrinhos Cachalote, com o desenhista Rafael Coutinho. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.

2- ANTONIO XERXENESKY 


 Antonio é escritor e editor. Foi um dos fundadores da Não Editora, uma editora dedicada a jovens autores gaúchos e responsável pela revista eletrônica de crítica literária Cadernos de Não-Ficção. Foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, que indica os nomes que irão construir o novo mapa da literatura brasileira.

3- CHICO MATTOS

 

Chico nasceu na França, mas sempre viveu em São Paulo. Formado em letras, foi um dos editores da revista Ácaro e tem textos publicados em diversos jornais e revistas. Longe de Ramiro, seu primeiro romance, foi finalista do prêmio Jabuti. Além de escritor, também trabalha como roteirista.

4- ANTONIO PRATA

 

Antonio Prata tem dez livros publicados, entre eles Meio intelectual, meio de esquerda, de crônicas, e Felizes quase sempre, infantil, ilustrado pela cartunista Laerte. Escreve roteiros para televisão e cinema e mantém uma coluna no jornal Folha de S.Paulo, aos domingos.

5- VANESSA BARBARA

 Vanessa Barbara é jornalista, tradutora e escritora. Além disso, é colunista do New York Times e da Folha de S.Paulo. Publicou "livro amarelo do terminal", que lhe rendeu o prêmio Jabuti de reportagem, "O verão do Chibo', o infantil "Endrigoo escavador de umbigo", o romance 'Noites de alface" e, pela Companhia das Letras, a graphic novel "A máquina de Goldberg"

6- LUISA GEISLER

 Com apenas 19 anos de idade, Luisa ganhou o Prêmio SESC de Literatura na categoria conto, pelo seu livro de estreia "Contos de Mentira", que também foi finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, repetiu a dose vencendo o prêmio de melhor romance com o livro 'Quiçá". No ano de 2012, foi incluída na antologia dos melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta, sendo a mais jovem autora selecionada.

7- RAPHAEL MONTES

 Raphael entrou para o mundo literário, mais especificamente na literatura policial, em 2009, com o conto "A Professora', incluído na coletânea Assassinos S/A. Em 2012, seu primeiro romance, "Suicidas", surpreendeu a crítica e foi finalista dos prêmios Benvirá e Machado de Assis. O autor anunciou que suas duas obras serão adaptadas para o cinema, com estréias para 2015/2016. Além disso, a obra "Dias Perfeitos' será publicada nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália e França.

8- RICARDO LÍSIAS

 Ricardo estreou na literatura em 1999, com o romance "Cobertor de estrelas', que escreveu enquanto ainda cursava Letras. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2008 com Anna O. e outras novelas e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010 com o livro dos mandarins. Seu conto Tólia foi selecionado para a edição da revista inglesa Granta.

9- LAURA ERBER

 Laura é escritora, artista visual e professora. Publicou contos e ensaios em diversas revistas e tem quatro livros de poesia, entre eles "Insones" e "Os corpos e os dias", finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia. 


10- TATIANA SALEM LEVY

Tatiana é escritora, tradutora e doutora em estudos de literatura. É autora do ensaio "A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze" e dos romances "A chave de casa"  — vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, categoria romance de estreia, e publicado também em Portugal, França, Espanha, Itália, Turquia e Romênia — e "Dois rios", que também foi publicado em Portugal e na Itália.

Conhecia algum desses autores? Gostou da sua literatura? deixem seus comentarios :3 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Foi bom conhecer um poquinho seobre eles bjkas! http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice