Como se preparar a uma semana do enem


Resta exatamente uma semana para o enem. separei algumas dicas para ajudar nessa reta final 



Pratique exercícios
A atividade física moderada é uma ótima maneira do corpo liberar endorfina, o hormônio do prazer. Segundo o personal trainer Lucas Gaeschiln Almeida, a substância também melhora a memória do aluno e, por isso, ajuda na hora da prova. "O jovem tem que praticar o que dá mais prazer para ele. Pode ser jogar bola, academia, qualquer coisa. Só não pode exagerar e chegar na prova cansado".

Pegue provas antigas
"Agora é hora do ajuste fino". É assim que o diretor de ensino da rede PH, Rui Gomes de Sá, apresenta o momento aos alunos. Faltando poucos dias para o Enem, não adianta passar horas e horas estudando, segundo Rui. "Isso só vai prejudicar o aluno na hora da prova". A recomendação do especialista é consultar apenas temas pontuais (como uma fórmula, por exemplo) e fazer provas antigas. Rui não aconselha o aluno a ficar mais de três horas estudando em casa nesses dias.

Leia artigos e jornais
Ficar por dentro do que está rolando no mundo é fundamental para uma boa redação. Por isso, o especialista em redações para concurso Ludovico Bernardi, professor da FGV, indica a leitura de notícias e artigos de opinião em jornais e revistas. "Com os textos dos colunistas, o aluno pode perceber como se argumenta e usar isso em sua redação", explica o especialista.

Crie uma rotina para o sono
Dormir e acordar no mesmo horário ajuda o aluno a descansar melhor, segundo a neurologista especialista em sono Andrea Bacelar. "Estar descansado facilita a concentração e o desempenho escolar", explica a médica. Na véspera do exame, não tente resolver exercícios difíceis, isso acabará deixando o aluno tenso. Tente dormir cedo e acordar espontaneamente sábado e domingo. Bebida alcoólica também é proibida nesses dias porque interfere negativamente no sono, segundo a especialista.

Faça uma alimentação balanceada
Alguns alimentos são importantes durante esses dias que antecedem o Enem. A recomendação da nutricionista funcional Daniela de Almeida é apostar em ovo cozido e peixes de água profunda, como atum e salmão. "Esses alimentos possuem nutrientes que ajudam na memória e na capacidade cognitiva dos alunos", explica a especialista. Outras indicações são frutas e vegetais alaranjados (como laranja e cenoura) e castanha-do-Pará. "Eles têm a capacidade de defender o sistema imunológico do aluno. Assim, diminuem as chances de acordarem com algum problema de saúde na hora da prova.

Teste o caminho e separe os documentos
A véspera da prova é um dia importante. Se você não conhecer o lugar onde vai fazer o exame, teste o caminho. Veja que ônibus passa pelo local ou qual o melhor trajeto de carro. Vá até lá para saber quanto tempo leva. Também é fundamental separar todo o material que será levado para a prova. Você precisa de um documento com foto (como RG ou carteira de trabalho), caneta preta em material transparente e um lanche, como frutas, barras de cereal e água. De noite, nada de estudo. "Vá ao cinema ou jante com a família. O importante é relaxar para o dia seguinte", aconselha o diretor de ensino da rede PH, Rui Gomes de Sá.




E voce como esta se preparando a uma semana do enem? deixem aqui dicas 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Poetizando na Segunda

 “O olhar que ele me deu em resposta continha fome o suficiente para devorar o mundo inteiro.” ― Fernanda Castro, Mariposa vermelha

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice