Ano de publicação: 2016
autor: Pam Gonçalves
gênero: romance
editora: galera
Nota:
Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
Resenha:
"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem."
Boa noite traz a historia de Aline, uma jovem nerd que morava no interior e teve que largar sua vida para ir cursar faculdade em outra cidade. A republica das loucuras, proximo a sua universidade onde ela cursara Engenharia da computação. A partir dai ela muda completamente, apesar de ter se mudado para fazer exatamente isso, mudar e poder ser quem quissese, essa mudança de cidade parece não ter tido um bom impacto.
Ao se mudar ela conhece seus novos amigos, Manu, gustavo, Talita e Bernardo. O grupo é bastante diferente, com opiniões e jeitos totalmente opostos ao dela.
Aline tem que enfrentar muitas dificuldades ao longo do caminho, o machismo dos professores e dos colegas. Até que surgi uma oportunidade de fazer a diferença atraves de um trabalho passado pela faculdade. Alem desse aplicativo ganhar o premio, tambem ajuda muitas garotas que estavam sofrendo abuso sexual na universidade.
Boa noite nos mostrou a sonoridade, mostrou o quanto a união feminina é forte.
A escrita da Pam Gonçalves é leve e fluida. Te prende do inicio ao fim.
Minha opinião:
Confesso que a capa desse livro não me interessou, tanto pela capa quanto pelo titulo. Mas quando eu abri a primeira pagina esse livro me encantou totalmente, e acho que esse foi um efeito muito bem utilizado pela autora, quando você pega o livro não espera muito mas o livro te prende tanto que vai se tornar um dos seus preferidos.
Além da leitura leve que não te dar vontade de largar o livro trata de assuntos bastantes relevantes na nosso cenário atual. A discriminação de mulheres no curso da areas de exatas, já passei bastante por isso pois curso engenharia eletrica e sou uma das poucas mulheres na turma. O assedio sofrido por garotas nas universidades e encobridos pois os caras que cometeram tem uma classe social alta. Acredite isso acontece muito em todo o país.
O livro serviu como uma denuncia a esses casos, e nos mostram que juntas somos fortes, podemos sim fazer a diferença, uma pequena ação que você faz hoje pode ajudar bastante a vida de alguem.
Esse livro esta na minha lista de preferidos.
Mas e você, já leu? Gostou? Já passou por alguma situação parecida? me conte nos comentarios