Resenha #62: Encontros felizes - Mônica Moro Harger


Autor:  Mônica Moro Harger
editora:  Editora Inverso 
Número de Páginas: 118
Ano de publicação: 2019
Edição: 2ª 

Nota:


Sinopse:

Em abril de 2018, entre as inúmeras mensagens compartilhadas no WhatsApp da minha saudosa turma de faculdade (lá se vão mais de 20 anos de formados), um texto se destacava: "Vá aos encontros felizes". Assim como meus amigos, me comovi e uma parte de mim se viu querendo pegar a estrada e ir ao encontro daqueles que amo. Porém, o texto não vinha assinado. Tive a gratificante curiosidade de ir atrás da autora, alma sensível que havia conseguido traduzir de forma simples e afetuosa a importância de celebrar a vida nos momentos felizes. Assim encontrei a Mônica. De lá pra cá, pude comprovar que não apenas me identificava com seus textos, com sua sensibilidade, como também me identificava com sua doçura e capacidade de falar ao meu coração. Ficamos amigas. Ela se tornou colunista do meu blog. Em maio de 2019 tivemos nosso tão aguardado "Encontro Feliz", quando ela pegou a estrada e veio me visitar.

Lendo os textos da Mônica, somos arrebatados por uma escrita afetuosa que nos conecta com aquilo que temos de mais sagrado. Através de crônicas como "O tamanho do amor", "As canções que você cantou pra mim" ou "O Tempo das Flores", nos tornamos novamente meninos de volta à casa da infância; príncipes ou princesas pulando diamantes na rua que o pai ladrilhou; e viajantes em busca de autorização para visitar "Maracangalha".

Ao falar de si, Mônica também fala de mim, de você, de todos nós.

Sua escrita nos autoriza a ter saudade, a valorizar os instantes, a priorizar o que é importante, a brindar a vida! É um convite para falar de levezas, e correr o risco de chorar um pouquinho ao trazer à tona nossas melhores memórias, aquelas que queremos eternizar.

Este livro é um grande abraço que nos reconcilia com a vida. Um grande "Encontro Feliz".






Resenha: 

Esse é um daqueles livros quentinhos, para aquecer o coração. A escrita ta Mônica é tão singela, tão aconchegante. O próprio titulo já nos prepara para isso não é mesmo? 
O livro é composto por crônicas curtas mas cheia de carinho, que abordam os mais diversos temas comum, como família, gratidão, amor, amizade... Mas descritos de uma forma fascinante, pois são momentos que passam despercebidos no dia a dia. 
Mas, também crônicas que nos traz tristeza e até um sentimento de dor, mas ainda sim com uma escrita leve e emocionante. 
Para quem visitou, conhece ou viveu em Curitiba é comum a identificação do ambiente descrito pela arquiteta (e escritora de coração), levando o leitor a conhecer cada um daqueles lugares na cidade. 

"O tempo não apaga as boas lembranças. Não anula os esforços, não estingue os afetos. O tempo intensifica o amor. E o amor não tem tempo, nem idade."

Ela ainda brinca com os tempos passados e presentes, fortalecendo o poder da real amizade, esta, persistente durante toda a vida, sendo responsável por está ali nos melhores e piores momentos. 
O livro termina com a crônica "Vá em encontros felizes", onde a Mônica é convidada para formatura de uma prima, numa quarta-feira, numa cidade que fica a 300 km de distância e ela simplesmente vai. Em encontros tristes sempre estaremos, seja por remorso, obrigação, dor ou amor, as pessoas se esforçam pra ir, viajam, pedem folga. Mas por que nos momentos felizes isso não ocorre tanto? As pessoas deixam passar, não vão nas formaturas, nos aniversários... Esses momentos são tão importantes, poder rever familiares que não via a nos, poder viver momentos únicos ao lado dessas pessoas tão importantes. 

"Pode ser complicado, difícil, caro. Pode ser uma viagem longa (ou até pode ser ali do lado mas bate aquela vontade de sofá). “Vá!” Tem festa de 80 anos da tia? “Vá!” Aniversário do filho dos amigos? “Vá!” Encontro de 20 anos da sua formatura? “Vá!” Amigo secreto das amigas de infância, casamento do primo, show da sua banda preferida? “Vá!” Pega o carro, o ônibus, o avião… pega carona! Fica no hotel, na tia, agora tem airbnb! Parcela a passagem, combina com a sócia uns dias de folga, dá um jeito!"


Exemplar recebido em parceria com a editora inverso 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros que quero muito ler da Editora Palavra e Verso

  Oie meus leitores, como estão? O que acharam da nova parceria? Já comecei a ler alguns livros e estou amando, no post de hoje separei 3 li...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal