Resenha #81: Não era para ser assim - Natália Elias



AutoraNatália Elias 
editora:  Editora Inverso 
Número de Páginas: 120
Ano de publicação: 2022

Nota:



Sinopse:

Não era para ser assim | violência obstétrica: depoimentos reais do sofrimento

Todos os dias, inúmeras mulheres sofrem com a violência obstétrica no Brasil. Para além do físico, essa violência deixa sequelas psicoemocionais que afetam mulheres de todas as idades, além de seus filhos e filhas.

Iluminando o debate sobre a necessidade de políticas públicas mais assertivas para os cuidados com as gestantes, Não Era Para Ser Assim traz os reais e dolorosos relatos de mulheres que sofreram e ainda sofrem por conta de um sistema precário, e de profissionais que falharam em seu objetivo principal: cuidar e proteger.

Linha após linha, mulheres outrora silenciadas em um momento tão único usam suas vozes para externar seus sentimentos e clamar por mudanças.




Resenha: 

Esse foi um livro para mim, de leitura bem pesada, fui mãe na adolescência, apenas com 16 anos, aquela foi a fase mais complicada da minha vida, o preconceito da cidade pequena pela "garota nerd" ter engravidado nova, a perca de amigas significativas pois a mãe não me considerava uma "boa companhia", o preconceito de enfermeiras que deveriam me apoiar. 
Parei de ler em diversos momentos, para respirar e segurar o choro, pois apesar de não ter sofrido violência obstétrica no parto, o meu parto foi maravilhoso, uma experiência única e maravilhosa, mas durante o período de gravidez foi complicado.
E ler sobre a dor sofrida por aquelas mulheres, me fez sentir a própria dor.  
A violência contra a mulher neste momento de maior vulnerabilidade, normalizou, vem acontecendo com muito mais frequência do que é apresentado pelas pesquisas, muitas mulheres nem sabem que sofreram.  

"Passei a estudar sobre o parto e também sobre meus direitos. Acima de tudo, passei a pregar que o dia do nascimento do bebê é o mais lindo e mais importante, sendo parto normal ou cesariana. O mais respeitoso é um direito de todas"

A maternidade é um dos período mais marcantes da vida de uma mulher, a mulher passa por 40 semanas gerando, e quando chega o momento do tão sonhado parto, é um misto de diversos sentimentos, além da dor inimaginável, muitas vezes não é respeitando conforme suas vontades, não pode ser alguém por perto. 

Neste livro, a Natália reúne relatos de 20 mulheres que sofreram violência obstétrica, no pré-parto, no parto e no pós parto, inclusive a própria autora sofreu esse tipo de violência em suas duas gestações. O desrespeito do corpo da mulher, comentários maldosos, humilhação dos profissionais da área de saúde, proibição do acompanhante e o tratamento desumano. Tudo isso é considerado sim violência obstétrica, o que gera traumas no psicológico da mulher e até mesmo depressão pós parto. 

O objetivo principal deste livro, é divulgar sobre a violência obstétrica, um termo ainda pouco conhecido.
Eu por exemplo, só fui conhecer ao ler este livro. Este livro é importante, para que as mulheres saibam identificar que sofreram este tipo de violência, e saibam onde e como denunciar. 
Afinal a quantidade de casos notificados, não representa uma parcela de todos os casos que ocorrem no Brasil e no mundo.

É uma leitura dolorida, mas indispensável o debate, afinal essa é uma luta de todas nós. 

"Tira nossa dignidade em um momento de tanta fragilidade, em que estamos indefesas, e nos tratam como "manhosas". Como se gestar fosse algo criminoso, impuro, e o sofrimento no parto fosse uma espécie de punição."


Conhece alguém que já sofreu? 


Exemplar recebido em parceria com a Editora Inverso
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

O que é calhamaço? | BEDA#27

  Oie meus leitores, como estão?  Vocês já devem ter ouvido o termo "Calhamaço" em algum lugar, correto? Mas você já parou para pe...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal