Autora: Adriana Freitas
Ilustrador: Enéas Ribeiro Corrêa
Editora: Editora Inverso
Número de Páginas: 32
Ano de publicação: 2021
Nota:
Sinopse:
Conheça Filomena, uma mulher que nota o surgimento dos seus primeiros cabelos brancos. A cada mês surge uma história, um acontecimento, e assim vamos acompanhando a trajetória de autoaceitação de uma mulher que aos poucos busca uma vida mais leve, empoderada e sem retoques.
Resenha:
O livro começa com Filomena encontrando um fio de cabelo branco que começa a aparecer por conta da idade, ela tem urgência de ir no salão de cabeleireiro para retocar a cor do cabelo e deste modo se livrar dos cabelos brancos.
Acompanhamentos ela através dos meses, pela falta de tempo acaba adiando a ida ao salão, e deste modo, começa a aceitar quem é, dia após dia.
É inspirador vê o processo de aceitação de si mesma e amor próprio, aceitando cada versão sua e acolhendo-a da melhor maneira.
A forma como o livro é narrado prende totalmente o leitor, o mesmo se coloca no lugar da protagonista, tentando se aceitar da melhor forma, visto que a idade chega para todos.
Ao ler esse livro, lembrei justamente de Indira (a mulher incrível na foto), ela é uma das mulheres mais fodas e incríveis que conheço, fios brancos iluminam o seu cabelo e a forma como ela aceita e se orgulha de como é, trás uma sensação de liberdade, e é exatamente isso que a Filomena prega.
As ilustrações estão perfeitas e a diagramação maravilhosa
Vale muito a pena a leitura deste livro, ele é bem curtinho mas totalmente envolvente.