Anime: Ano Hanna




 
 E eu resolvi despedaçar meu coração de vez! Às vezes, por algum motivo aleatório você decide que está na hora de despedaçar seu coração, aí o que você faz? Isso mesmo, você vai lá e assisti Ano Hana.

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia), mais conhecido como Ano Hana, é um anime da temporada abril de 2011 famoso por despedaçar corações. Ano Hana conta a história de um grupo de amigos de infância que cresceu e se afastou. Um deles é Jintan que, agora no colegial, é um hikikomori (um cara que só fica recluso em casa e não faz nada da vida). Durante o verão, Menma, um membro do grupo de amigos, aparece na vida de Jintan dizendo ter um desejo. Para realizar o desejo de Menma, Jintan tem de reencontrar e reunir seus velhos amigos. 
Todo mundo diz chorar com Ano Hana e, de fato, eu comecei a chorar logo que vi o ending pela primeira vez. Você tem de ser muito coração de pedra, ou muito forte, para não chorar com Ano Hana.
 
 

Porém, a reunião do grupo de amigos necessariamente implica em trazer à tona sentimentos que estavam adormecidos durante dez anos. Os jovens terão que lidar com seus sentimentos mal resolvidos e conflitos internos que foram deixados de lado. O que o grupo logo percebe é que esse esforço que farão para ajudar Menma será, ao mesmo tempo, o esforço necessário para que eles possam ajudar a si mesmos.
Todos os episódios são emocionalmente carregados e densos. A perfeição com que a história foi desenvolvida permite à quem está assistindo realmente sentir a luta interna que os personagens estão vivenciando, ao se verem reunidos após tantos anos para ajudar uma amiga que já os deixou há dez anos, e ao mesmo tempo terem que se deparar com aquela dor que decidiram esconder ao invés de enfrentar. A profundidade com que isso é mostrado é tocante, no mínimo.


Conforme a possibilidade de realizar o desejo de Menma vai se tornando real, a realidade bate e Jintan percebe que, uma vez que o desejo seja cumprido, Menma vai embora e dessa vez para sempre. Nesse momento é possível acompanhar a dor do garoto em perder sua amiga mais uma vez, momento em que ele se vê indeciso se realmente deseja prosseguir com os esforços para ajudá-la ou se abre mão disso e, em troca, ela não iria embora nunca.
O que faz com que você involuntariamente se sinta conectado com o anime é que a partir de um determinado momento você acaba se colocando no lugar daqueles garotos e isso pode gerar muitos questionamentos sobre como você reagiria à uma situação hipotética dessas. E se essa possibilidade de se conectar ao sentimento dos personagens já é grande durante os episódios, conforme o desfecho vai se aproximando é praticamente impossível não questionar a si mesmo sobre a decisão que você tomaria. Afinal, você realizaria o último desejo de um grande amigo para que ele pudesse ir embora definitivamente? Deixar alguém que você ama partir ou não?

Resenha - Ano Hana | Você chora? Vai chorar

A animação é linda, o traço é delicado e suave como a própria história em si. Os sentimentos são muito bem passados pelas expressões e a trilha sonora beira a perfeição. A abertura de Ano Hana é tão brilhante em sua letra e melodia que até hoje quando a escuto me deixo emocionar lembrando da história. O tom em que é cantada, com um misto de tristeza e alegria (que muito remete ao sentimento do grupo de amigos durante todo o anime), a mensagem que ela passa, somada à animação usada. Simplesmente genial. Uma obra prima, eu ouso dizer.
Ano Hana é um dos meus animes favoritos e acho que todos, mesmo aqueles que não veem animes, deveriam assistir. Além de proporcionar uma reflexão, a história aborda muito os preceitos de amizade e definitivamente é uma experiência muito cativante de se vivenciar. 


 Já assistiu? Deixe sua opinião nos comentarios ^^
 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Adoro animes...Este está anotado para assistir, assim que terminar o dorama itazura na kiss!!!!! Beijos

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice