Autora: Aline Ximenes
Ilustrador: Bianca Lana
Editora: Editora Inverso
Número de Páginas: 50
Ano de publicação: 2019
Nota:
Sinopse:
Sabe quando sentimos aquela saudadezinha gostosa das épocas em que éramos crianças? Quando tudo era mais simples e a coisa mais chata que tínhamos que fazer era deitar, parar, dormir? Ah, só de pensar, mareia os olhos, não é?
E se eu lhe dissesse que você pode usar algumas pitadas de sensibilidade e uma porção generosa de criatividade para fazer com que bolinhas coloridas e papel de seda construam uma Máquina do Tempo... você teria coragem e fé para fazê-lo?
Parece impossível, eu sei. Mas impossibilidades são coisas que só adultos veem! Os pequeninos, diariamente, desafiam as probabilidades, arriscam-se, e logo estão fazendo o que antes nem sonhavam! Quem nunca pensou ser impossível equilibrar-se em cima de uma bicicleta?
Com inspiração em autoras aclamadas, como Ruth Rocha e Ana Maria Machado, a quem um de seus tios lhe apresentou e com que lhe presenteou, é com muito amor e carinho que aqui se propõe uma literatura infantil para adultos. Permita-se trazer a criança que você foi para o hoje que você é e junte-se à autora em sua missão de fazer do mundo um lugar melhor.
Hayrton Francis Ximenes de Andrade, escritor desta sinopse, é tio da autora.
Dono de estilo único e intenso, típica dos Ximenes, ensinou a ela algumas das grandes lições de sua vida, dentre elas a de que imaginação e amor não têm limites.
Resenha:
Esse é um livro que todo mundo acima dos 18 anos (pretencioso demais? talvez) deveria ler.
O livro conta com a personagem principal, a Cecília, uma criança que nos mostra o quão mágico pode ser o mundo mesmo que sejamos adultos. Por muitas vezes, por conta da rotina corrida, do trabalho, faculdade, família e outras responsabilidades da vida adulta, a gente acaba se esquecendo que as vezes as coisas mais belas, são as mais simples na companhia de pessoa que amamos.
O enredo possui 3 capítulos, cada um com uma história diferente, e em cada uma delas, uma mensagem muito especial e cheia de descobertas
O livro trás para nós uma nostalgia e nos faz enxergar a vida que está esquecida sobre nossos olhos.
"Alguns de nós podemos ter o quarto da fase adulta em tão completa escuridão que a criança que mora nele, acabrunhada, não saiba como acender a luz ou como chegar até a janela para abri-la e deixar o infinito entrar em forma de pipa colorida"
Eu definiria esse livro como um famoso filme da Pixar, aquele que te trás lições maravilhosas em que serão duas versões de si, uma antes de ler esse livro, e outra versão totalmente diferente após a leitura.
Fiquei emocionada ao ler a parte dos avós, pois me lembrei com muito carinho dos meus, pois eu também possuía aqueles momentos com eles na infância.
Apesar de ser histórias infantis para adultos, ele desperta a nossa criança interior.
"Barcos velejam a favor do vento, já as pipas sobrem contra o vento! Essa é uma lição que devemos aprender. Às vezes, é necessário ser barco, velejando ao sabor do vento, são momentos de relaxar. Mas também é importante que nunca deixemos de ser pipa, se quisermos levantar voo! Temos de olhar para o monte de coisas que somos, colocá-las na ordem certa e esperar a hora chegar. Quando tudo estiver pronto, devemos sair para empipar! E então virarmos de frente para o obstáculo, olhamos para ele com coragem e lembramos de tudo o que temos e somos! E usamos o obstáculo para voar ainda mais alto!"
As ilustrações estão dividas, a diagramação está incrível, a Editora inverso fez um trabalho magnifico com esse livro.
Recomendo para todas as idades.
Exemplar recebido em parceria com a Editora Inverso
Já leu? Gostou? Me contem nos comentários!