Resenha #85: Maternidade Com Valentina - Natalia Elias

 

AutoraNatalia Elias 
Editora:  Editora Inverso 
Número de Páginas: 120
Ano de publicação: 2021

Nota:




Sinopse:

Maternidade com valentia — e com Valentina! é o relato de uma maternidade de primeira viagem e um pouco de como foi a loucura na pandemia, com algumas tiradas da Valentina, que, claro, não poderiam faltar, numa criação bicultural (Brasil-Espanha). É um reflexo dos erros e acertos que muitas (se não todas!) mães de primeira viagem cometem. É um convite ao leitor para encontrar-se nas entrelinhas de amor, carinho e autorreflexão, terapias que se fazem tão necessárias nesse caminho da maternidade, que exige valentia. 




Resenha: 

A Natalia roubou meu coração e já quero ler todos os livros dessa autora magnifica (Editora Inverso colabora please? haha) 

Eu me apaixonei pela escrita da Natalia desde o primeiro paragrafo, eu como mãe me identifiquei bastante com várias partes deste livro. 

Maternidade com Valentina e com Valentina! é dividido em 4 partes, A primeira: Descobrindo ser mãe, a Natalia que sempre sonhava em ter um menino e depois uma menina, para que o irmão mais velho pudesse cuidar da menininha, mas acabou acontecendo de maneira meio controversa, ela sonhou com uma menina e essa, escolheu o próprio nome e que viria primeiro (cheia de atitude que só ela), ainda neste capítulo ela fala sobre a maternidade, o quanto o corpo muda, os hormônios que afetam, dúvidas sobre o parto, o primeiro ano e como a maternidade em geral pode ser uma montanha russa. 

"Ser mãe é muito bom. Mas precisamos aprender a contar a realidade, os desafios e problemas, não só tentar passar a imagem de mãe perfeita o tempo todo."

O segundo capitulo e o maior de todos, tem como titulo: Depois que nasce.
Onde me emocionei com o relado do primeiro dia em casa, eu como mãe de primeira viagem, compartilhei das mesmas dores e anseios.
Em puerpério, ela relata o quão importante é para a mãe ter companhia e apoio de amigas, do quanto isso é necessário não só para a autoestima mas para a saúde psicológica da mulher, da importância do tempo para si, para cuidar de si mesma. 
De como reconhecer e o que fazer numa situação de depressão pós-parto, mais normal em mães não só de primeira viagem do que se possa imaginar. 

"Mas o essencial, o imprescindível, é: cuide de você. Só você pode fazer isso"

Depois que fui mãe, passei a entender tantas coisas que minha mãe dizia e eu a achava "chata", é incrível como as vezes, nos pegamos fazendo coisas que a nossa mãe fazia e achávamos atitudes caretas anteriormente. 
 
"E o engraçado é que parece que quanto mais irritados estamos, mais elétricos eles estão. Mas claro que isso não é deles. Como bem explica a disciplina positiva e o magnífico Thiago Queiroz, é muito mais sobre nós do que sobre eles, e é nesses momentos que precisamos nos observar e controlar"

Adaptação na escola, "cagadas" de pais de primeira viagem, filho doente, amizades maternas, monstros, alimentação, tudo isso e mais um pouco você encontra neste capitulo, e quem é mãe, aposto que irá se identificar em todas (ou a maioria) das situações.

A terceira parte, chama-se: Relatos de uma quarentena, neste capitulo podemos vê como a quarentena e o corona vírus influenciou não somente a rotina dos adultos, mas modificou toda a vida da criança e a forma como ela via o mundo, pois nem todas tinham idade para entender a situação atual do mundo,  achei uma lição de vida as lições de Valentina. 

 E a última parte, é de Curtas, onde nos divertimos com diversas situações do dia-a-dia dessa família.

"Na hora de dormir...

N: Ai, filhinha, vem aqui me dar um abraço

V: Que te pasa, mamã?

N: Nasa, é só que eu te amo muito.

V: Eu também, mas agora tenho que dormir"

Eu amei, e não é novidade para ninguém que a Natalia tem se tornado uma das minhas autoras preferidas, a escrita do livro é bem gostosa, de fácil leitura, com uma experiência magnifica para quem é mãe ou sonha em ser um dia, e o carisma da Valentina conquista a todos ao seu redor. 

Já leu? Gostou? Me contem nos comentários.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros que quero muito ler da Editora Palavra e Verso

  Oie meus leitores, como estão? O que acharam da nova parceria? Já comecei a ler alguns livros e estou amando, no post de hoje separei 3 li...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal