Resenha #87: Nasci vegetariana num mundo carnívoro - Simone Mattos

 



Autora: Simone Mattos
Ilustrador: Sampaio 
Editora:  Editora Inverso 
Número de Páginas: 93
Ano de publicação: 2021

Nota:



Sinopse:

Ser vegetariana na Curitiba do século passado era algo difícil de explicar. Depois de décadas respondendo repetidamente a perguntas como “mas nem frango?” ou “come o quê, então?”, a jornalista Simone Mattos conta em divertidas crônicas muitas das situações inusitadas que já viveu.

Mais do que apenas relatar seus apuros, a autora também nos mostra, de forma leve e descontraída, o crescimento do universo vegetariano e vegano. O mundo está mudando — em muitas coisas, para melhor — e a alimentação vai se alterando à medida que novas formas de ver o mundo são percebidas. Felizmente!




Resenha: 

Eu confesso que algumas vezes pensei em me tornar vegetariana, retirava bruscamente a opção de proteína vegetal da minha rotina (acredito que o erro tenha sido justamente esse) mas depois de tanto errar e acabar voltando a consumir, decidir fazer essa mudança de maneira mais amena, e encontrei o projeto "Segunda sem carne", que visa substituir o consumo da proteína animal por outra proteína, fiz um post recente sobre esse projeto, então aproveita para ler e conhecer um pouquinho mais. 
Achei muito divertida as crônicas descritas pela Simone e o livro ficou ainda mais magnifico ilustrado pelo Sampaio, é impossível não se divertir ao longo das 93 páginas e parar para se questionar sobre o consumo de carne e como isso impacta em sua vida e no meio ambiente.
Há muitos questionamentos de outras pessoas perante a autora "Não come nem frango ou peixe?" "mas você come carne escondido?" e outras que tornam a situação até meio ilaria, o que mostra o quanto é difícil ter essa escolha respeitada pelas pessoas ao nosso redor, e como as coisas mudaram da década de 70 até a década atual, é muito mais fácil achar informações relacionadas ao vegetarianismo, receitas saborosas e uma comunidade para conversar e trocar ideias a respeito.
O mais divertido é que a autora tem um prato com seu nome, quem aí ficou com vontade de provar? 
É um livro singelo e de rápida leitura, podendo ler em pouquíssimos tempo. 
Além dos contos e crônicas da Simone, podemos ler textos e relatos de outras pessoas que viveram a mesma situação. 
Super recomendo para você que um dia pensa em se tornar vegetariano, se você é, ou pensa em conhecer um pouquinho mais a respeito. 

Exemplar recebido em parceria com a Editora Inverso 







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros com protagonismo negro para ler e amar

  Oie meus leitores, como estão?  Hoje é um dia de suma importânica, 20 de novembro celebramos o  Dia da Consciência Negra . Este dia é muit...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Grupo Editorial Record

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal

Editora Palavra e Verso