Resenha #56: Amores internacionais - Liliana Tinoco Backert

 



Autor: Liliana Tinoco Backert 
editora:  Editora Inverso 
Número de Páginas: 449
Ano de publicação: 2020

Nota:


Sinopse:

Esse livro começou a ser escrito na minha cabeça em 2002, quando conheci meu marido alemão, o dito cujo que me levou a deixar o Brasil e mudar totalmente de vida. Tem muito da minha trajetória, tanto direta quanto indiretamente. A ideia era revelar como funciona um casamento intercultural e a influência dessas diferenças na intimidade das relações. Nunca foi intenção transformá-lo em trabalho científico, revelar descobertas. Queria mesmo era olhar esses relacionamentos da janela. Como o material é tão próximo das vidas, que passam pelas nossas janelas o tempo todo, fica quase impossível ignorar mais um detalhe ou personagem, que sempre aparece. Entrevistei 29 brasileiras casadas com estrangeiros e três brasileiros com estrangeiras, no total de 18 nacionalidades diferentes. Embora os homens não fossem o foco, trouxeram relevante conteúdo. Enfim, só posso dizer que são tantas variáveis incluídas nessas relações que simplesmente tudo depende e nada é garantido. Entre incontáveis dúvidas e incertezas, a única convicção é a de que, se há amor e respeito, vale a pena.


Resenha: 

Desde pequena eu confesso que as vezes sonhava em me casar com um estrangeiro, eu assistia aquelas novelas da Globo e ficava tão encantada com as culturas de outros países que me imaginava me relacionando com alguém de fora só para poder me mudar e viver toda aquela experiência, ainda sonho em morar fora kkk mas vindo do meu trabalho como engenheira. 
Mas esse é um pensamento que ainda há em muitas meninas, muitas delas de classe baixa, principalmente pela grande influencia de novelas, filmes e séries. 




Esse é um livro de suma importância para quem deseja não somente se relacionar com pessoas de outras nacionalidades mas também quem busca entender um pouco mais sobre a cultura e costume de outros países, pois o livro não aborda somente relacionamentos amorosos, vai muito além, mostra a cultura, costumes, manias dentro e fora dos relacionamentos. 
A Liliana cobre diversos assuntos, desde a pequenos detalhes que fazem grande diferença no casamento bicultural há hábitos cotidianos que fazem toda diferença no relacionamento. 
Para muitos brasileiros, o casamento bicultural ainda é visto como significado de uma vida boa e diferente, mas há muitas questões por trás disso. 

"Aprendeu que nem sempre os fatos acontecem perfeitamente ou de forma combinada, mas na imperfeição, no improviso e no amor"

O livro trás em si, diversos depoimentos de pessoas reais que casaram com pessoas de outras nacionalidades, mostrando que nem sempre o amor é o bastante para manter um relacionamento, principalmente um relacionamento com pessoas com pensamentos e criações tão diferentes, onde o ouvir é a base de qualquer relacionamento, seja ele entre culturas diferentes, ou pessoas com a mesma nacionalidade. 

"Em realidades distintas, o mundo ganha contornos singulares"

Aprendemos que nem tudo são flores em relacionamentos desse tipo, muitas mulheres acabam sendo escravizadas pelos seus companheiros, por não conhecerem a língua e a cultura do local para que vivem, muitas mulheres acabam passando por situações assim por alguém que achou que fossem a fazer felizes. E esse ponto quebra a romantização do casamento bicultural que tanto vimos pelas mídias

Eu gostei demais desse livro, a bagagem que ele me trouxe foi incrível, minha visão sobre morar fora e me relacionar com pessoas diferentes mudou totalmente, então se você se relaciona com alguém de uma diferente nacionalidade ou somente conhecer mais sobre as outras culturas que rodeiam o mundo, recomendo demais a leitura. 

Livro recebido em parceria com a Editora Inverso 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros que quero muito ler da Editora Palavra e Verso

  Oie meus leitores, como estão? O que acharam da nova parceria? Já comecei a ler alguns livros e estou amando, no post de hoje separei 3 li...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal