Resenha #126: Antes que o café esfrie 3 - Toshikazu Kawaguchi

 


AutoraToshikazu Kawaguchi
Editora: Editora Valentina 
Número de Páginas: 232
Ano de publicação: 2023

Nota: 



Sinopse: 

Aos pés do Monte Hakodate, no norte do Japão, bem no meio de uma ladeira, existe um estabelecimento – assim como o Funiculì Funiculà de Tóquio – onde, apesar das irritantes regras, é possível viajar no tempo. No Café Donna Donna, vamos reencontrar Nagare e Kazu, e conhecer sua adorável fi lha Sachi, de sete anos.

Em Antes que o café esfrie 3, conheceremos quatro pessoas que precisam viver essa experiência.

Nesta pungente e calorosa continuação da série que encantou 3 milhões de leitores ao redor do mundo, além de novos e encantadores personagens, seremos apresentados a um enigmático livro: o que você faria hoje se o mundo acabasse amanhã?: 100 perguntas.

Para que viajar no tempo se não é possível transformar a realidade, se o presente não muda?
Essa pergunta, contudo, seguirá martelando a cabeça dos leitores.




Resenha: 

Neste 3 livro, vemos a mesma premissa dos outros 2, entretanto muitas das histórias se cruzam, a premissa principal é a reflexão sobre a morte, confesso que chorei em vários trechos, me fez refletir muito sobre a vida, as pessoas a minha volta e valorizar os pequenos momentos ao máximo. 

Este livro é composto de 4 contos intitulados: a filha, o comediante, a irmã e o rapaz. Somos levados a encarar a morte de maneiras distintas, através da visão dos personagens e suas vivências. 

O primeiro conto é sobre uma mulher que volta no tempo culpando seus pais por terem morridos e a deixarem sozinhas, mas assim que ela retorna ao presente, a mãe aparece naquela cadeira, naquele exato momento, porém bem mais magra e com as roupas surradas, e ao ser questionada, ela queria ir para um momento feliz em vê os seus filhos. Esse conto foi sem dúvida um dos meus preferidos. 

O segundo conto um comediante vai ao café para encontrar o seu amigo desaparecido que foi atrás da esposa falecida, é um conto que aborda luto, síndrome de burnout e objetivos futuros para a vida. 

O terceiro, da irmã, ela retorna ao passado para encontrar a irmã e a reflexão é linda. 

E o último conto, vemos Renji, que volta ao tempo para se declarar para a sua amada, que faleceu precocemente. 

Somos levados a refletir em fazer hoje, falar hoje, amar hoje, pois o amanhã pode não existir. 

Vemos um pouco mais sobre Nagare e sua esposa, e o sacrifício que ela fez pela filha, eu como mãe, me emocionei muito. Neste livro conhecemos a Sachi, a filha de Kazu, uma fofa e apaixonada por livros. E estamos em um novo café o Donna Donna, localizado no norte do Japão.  



E assim como no café Funiculi, Funiculá, as regras continuam as mesmas: 

1. Você só pode encontrar no passado pessoas que já estiveram no café.
2. Você não pode fazer nada no passado para mudar o presente.
3. Na cadeira que permite voltar ao passado, e há somente uma, tem um cliente sentado. Você precisa esperar que ele ou ela se afaste da cadeira.
4. No passado, você precisa ficar sentado no mesmo lugar e não sair dele em nenhum momento.
5. Há um limite de tempo. A permanência no passado terá início quando o café for servido e você precisará voltar antes que ele esfrie.

Em paralelo dos 4 contos, a Sachi possui um livro chamado "O que você faria se o mundo acabasse amanhã - 100 perguntas", o que torna a leitura ainda mais reflexiva, pensando em quais seriam nossas respostas. 

Não conseguimos mudar o presente, mesmo viajando para o passado e futuro, mas essa viagem é capaz de modificar a nossa percepção atual. 


Eu já estou ansiosa pelos próximos exemplares da coleção, e tenho certeza que irei adorar. 

Já leu? Gostou? me conte nos comentários. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Vou para a Bienal do Livro da Bahia! + O BEDA Falhou

  Oie meus leitores, como estão?  Eu nem acredito que estou fazendo esse post!!! Sempre foi um sonho para mim para participar de uma bienal ...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal