Resenha #68: Enquanto eu não te encontro - Pedro Rhuas

 



Autor: Pedro Rhuas
editora:  Editora Seguinte
Número de Páginas: 272
Ano de publicação: 2021
Faixa etária: +14 anos

Nota:



Sinopse:

Em seu livro de estreia, Pedro Rhuas traz uma história sobre amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens.

Nenhum encontro é por acaso.

A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez.
Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?
Com uma voz original e divertida, repleta de referências pop e à cultura do Rio Grande do Norte, o livro de estreia de Pedro Rhuas vai te fazer rir alto e se apaixonar.


Resenha:

Eu confesso que de início o livro não me atraiu tanto, mas após os primeiros capítulos, eu só consegui parar de ler após concluir, como sabem eu sou canceriana nata haha amo livros de romance, mas este livro não é somente um romance, mas há muitos aprendizados por trás, aborda politica, aceitação, autoestima, racismo e tem muita representatividade ao longo das páginas. A história se passa no nordeste (tem como amar mais esse livro? Por representar tão bem minha terrinha), tem várias menções a livros que amo, a música pop, indie e ainda conta com casais diversificados com personalidades diferentes que se dão tão bem. 

Lucas o personagem principal mudou-se de Luna do Norte para a Capital Natal para morar com seu melhor amigo de infância, e fazer publicidade na Universidade Federal (mesma faculdade do autor), ele já havia se assumido para os pais mas nunca havia tido nenhum relacionamento sério com ninguém. A amizade dos dois é um dos pontos chaves da história, pois se preocupam de coração um com o outro. Mas logo no primeiro dia ali na nova cidade, Eric já começa a namorar, o que desestabiliza a amizade dos dois, trazendo uma terceira pessoa para vivências que seriam somente dos dois amigos, e em uma dessas noites que seriam somente para os dois, onde aconteceria a inauguração da boate Titanic Eric leva seu namorado, Lucas acredita que nada dará certo na sua noite, quando ele embarra em Pierre, um francês, e naquela noite ele sente o que nunca sentiu por ninguém, e logo se apaixonam e vivem uma noite incrível, entretanto Eric passa mal e Lucas precisa voltar, Pierre adicionada o número de telefone no celular do Lucas, voltando para casa acontece um acidente e o celular quebra, perdendo o número dele, perdendo o único contato que ele tinha com Pierre. 


"Nossa relação com os outros é apenas um reflexo do nosso relacionamento com nós mesmos"


Ao longo dos capítulos vemos a angustia e tristeza de Lucas ao conviver com a probabilidade de não reencontrar novamente o Pierre, e isso o acaba afastando de todos a sua volta, de suas amigas, dos seus pais, de Erick... Quando Lucas acredita que finalmente está seguindo em frente o destino o faz reencontra-los, e a conexão dos dois é algo tão intenso e transcende que esse amor parece sair das páginas.  

Vemos também todo o relaciono tóxico de Eric enquanto luta contra o racismo e tenta aceitar-se quem é, um homem negro, gay e nordestino. Ele acredita que somente merece um amor assim, amor em migalhas "aceitamos o amor que imaginamos merecer" (lembrou de onde é essa frase? pois é, é citado no livro), e vê-lo sofrer tanto me fez lembrar de mim mesma, pois já passei por relacionamentos parecidos onde eu acreditava que merecia um amor daquela forma... 


"Escrevo minha história todos os dias"


Esse livro é incrível, vai fazer você rir, ficar feliz pelos momentos deles dois, questionar-se sobre politica, racismo e homofobia, se divertir com as divas pop, conhecer mais sobre as nossas raízes. A escrita do Pedro é leve, e vai te conquistando no decorrer das página e você somente quer saber como termina... E o final é surpreendente. 

Esse é um livro sem dúvida para ler de coração aperto e se encantar. 


E-book recebido em parceria com a Companhia das Letras 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Nova Editora Parceira: Palavra e verso

Oiê meus leitores, como estão?  Hoje venho anunciar uma nova editora Parceira: Palavra e verso.  Estou muito ansiosa pela parceria, pois a E...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal