Resenha #89: Através da Dor - Luiza Graziela Santos

 


Autora:  Luiza Graziela Santos 
Editora: Inverso
Número de Páginas: 277
Ano de publicação: 2022

Nota: 



Sinopse: 

Criados em um lar sem amor, Amber e Luke encontraram na amizade com Ethan uma forma de sobreviver a todo o sofrimento e as agressões constantes. Mas tudo desmorona com a chegada da adolescência, quando os sentimentos de amizade se tornam algo mais. 

Em pouco tempo, o que era para ser uma grande história de amor se tornou o maior pesadelo. Será que é possível reverter uma história que quase lhe tirou a vida? 

Através da dor traz à superfície temas delicados e atuais como depressão, ansiedade, relacionamentos tóxicos e abuso de substâncias.

Neste romance de tirar o fôlego, você verá que, com a ajuda certa, é possível mudar e superar traumas.




Resenha: 

A primeira coisa que tenho a dizer sobre Através da Dor, é que essa, foi uma das melhores leituras do ano, sem dúvida. 
A Luiza aborda diversos temas pesados e considerados tabus em nossa sociedade atual além de vários gatilhos, de maneira totalmente responsável. 

Através da Dor conta a história de Amber, uma mulher de 21 anos que tenta lidar com os traumas vividos desde a sua infância gerado pelas pessoas que a deveriam proteger. Vemos o impacto gerado pelos maus tratos  anos do pai em Amber e seu irmão gêmeo, como agressões físicas e verbais, a busca pela família perfeita gerada pelo genitor. Esse tratamento com os filhos e a esposa, causa cicatrizes que os fazem achar que estão quebrados por dentro e nada irá cura-los.  

Desde a infância Amber e Luke seu irmão gêmeo tinham uma amizade inseparável com Ethan, alguém que os seus pais consideravam da família, na adolescência, Ethan gera em Amber sentimentos que ela mesma nunca havia sentido naquela intensidade, as brincadeiras passam a ter novos significados, eles decidem manter um relacionamento secreto, já que Amber prevendo a reação do irmão, saberia que ele não aceitaria e nem aprovaria. 

E isso é o que realmente acontece, numa tarde pacata, Luke acaba pegando os dois aos beijos, faz com os que ambos termine a relação, expondo-os para os pais, fazendo com que assim, suas famílias se distanciam e Ethan vá embora, além de Luke sofrer a irá do seu pai, por ter permitido que algo do gênero acontecesse com a sua irmã.  

Com o fim do namoro com o Ethan, Amber se vê perdida, solitária, e começa a se afundar numa depressão que a rapidamente a leva para o mundo das drogas e do vicio, quando os seus pais bloqueiam todos os seus cartões de créditos, ela vai atrás de alguém que poderia fornecer a ela as drogas das quais havia se tornando tão dependente, e é aí que ela encontra o Noah, mas o relacionamento chega ao fim quando a garota decide sair dessa vida de drogas e procurar ajuda. 
"Ou talvez esteja tão quebrada que olha para os problemas dos outros para esquecer dos seus"
Após 5 anos, Amber, já na faculdade, vivendo uma nova fase da sua vida, fazendo acompanhamento psicológico e com um novo amor que havia encontrado nos corredores da universidade, com os acontecimentos ao longo do enredo, Amber fica totalmente divida, dividia entre o seu amor de infância, o seu amor da faculdade e o Noah, que retorna a sua vida em um momento que ela mais precisava de ajuda. 

Ela sem nem notar, acaba entrando em um relacionamento abusivo, cheio de manipulação e até mesmo estupro, que ele o faz pensar que seria coisa gerada pela sua própria cabeça, afinal ele nunca faria aquilo com ela, além de ter que lidar com as agressões do próprio irmão. 
De certa forma, Amber, acaba aceitando aquela relação, pois para ela, que desde pequena via o pai tratando a sua mãe, a ela e seu irmão dessa forma, ela acredita que aquela era uma forma de amar.
E este não é um comportamento isolado somente dentro da literatura, grandes casos de estupro são por conhecidos, muitas vezes dentro do próprio companheiro/marido, onde a mulher muitas vezes nem consegue perceber que foi violentada. 




O Clímax do livro se dá quando Amber termina o seu relacionamento com Sebastian, o mesmo ao não aceitar o fim da relação com a garota, faz diversas coisas ilícitas, como perseguição e sequestro. 
Faz de tudo para mantê-la ao seu lado mesmo que ela não queira.

Meu coração simplesmente parou quando para se livrar de Sebastian Amber simplesmente se entrega de bom grado ao rio Tamisa, confesso que chorei, ela se entregou para que nenhum mais que ela amava pudesse se machucado por ele. 

*Alerta de Spoiler*

Amber sobrevive *suspiro de alivio*, vê que o pesadelo finalmente acabou, e ao repensar toda a sua vida decide dar uma chance para o Noah, que larga as drogas para dar uma nova vida a si e a garota


"Eu mudei por ela, mudei para tê-la em minha vida, e agora a estou perdendo, perdendo a única coisa que me faz ser humano outra vez, que faz meu coração bater rápido demais para caber no peito. Não posso perdê-la"
 
O amor de infância nem sempre é para ser ou acontecer, ele serve para nós mostrar que não nos cabe mais, e está tudo bem, isso só nos mostra o quanto amadurecemos e seguimos novos caminhos. 

"Eu amo o Ethan, amo como jamais vou amar ninguém, mas amá-lo dói. O amor não deveria doer"

O que eu mais amei neste livro foi a forma delicada e responsável como a Luiza soube escrever sobre os diversos temas, uma família distorcida, e das consequências que isso pode trazer para os filhos, como uma mulher quase nunca se sente segura, como uma mulher se sente depois do abuso, a dependência de substancias ilícitas. 

A diagramação está P-E-R-F-E-I-T-A, as ilustrações ao longo do livro, são lindas, te fazendo transportar ainda mais para dentro da história com personagens tão bem escritos, que nem parecem existir somente nas páginas de um livro.
Ainda no Posfácio a autora disponibilidade diversas ONG's que oferecem ajuda, então se você passa por alguma situação similar a da Amber, não hesite em pedir ajuda!  

Eu amei os brindes que vieram junto com o livro, adorei ter um pouquinho mais desses personagens tão cativantes comigo.

Eu simplesmente não tenho palavras para descrever em um único post o qual incrível é este livro, só sei dizer L-E-I-A, essa será uma leitura sem dúvidas, que irá te mudar. 

Exemplar recebido em parceria com a Editora Inverso 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros com protagonismo negro para ler e amar

  Oie meus leitores, como estão?  Hoje é um dia de suma importânica, 20 de novembro celebramos o  Dia da Consciência Negra . Este dia é muit...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Grupo Editorial Record

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal

Editora Palavra e Verso