Resenha #65: Quando o mundo era preto e branco - Regina Bley Jacques Wolf

 



Autor: Regina Bley Jacques Wolf
editora:  Editora Inverso 
Número de Páginas: 237
Ano de publicação: 2020

Nota:



Sinopse:

A passagem do tempo entremeada com os acontecimentos familiares traz ritmo à história, transformando-a em várias outras. Quando o mundo era em preto e branco, além de um registro emocional, é histórico, onde o reconhecimento do passado de nosso país é vislumbrado de forma poética. Uma biografia que compartilha a memória e ilumina o trilhar dos antepassados, chegando ao leitor.

 

"Regina conseguiu unir as características mais importantes das “memórias” num texto fluido e agradável que reconstitui em mínimos detalhes um momento de “nossa” história e de “sua” história. Esse encontro do “eu” com o coletivo é fundamental. As viagens permitirão ao leitor acompanhá-la de Minas à India, do Rio a Paris. Confesso que fiquei sensibilizada com a descrição do Sion: da comida à circulação. As fotos são lindas!"

Mary Del Priore
Historiadora e escritora


Resenha: 

Eu nasci em 1998, nasci e cresci em uma pequena cidade do interior da Bahia, e por este motivo ouvi muito meus pais e avôs falando sobre como a vida era melhor no século passado, quando não existia aparelho de TV ou redes sociais (e talvez fosse mesmo)
O livro conta a história de Regina, que nos faz viajar através de memórias que viveu quando as fotografias ainda eram preta e brancas, a narrativa é bastante envolvente, nos faz viajar para um mundo que não existe mais, nessa época tudo tornava-se brinquedo, acessórios de papel, roupinhas feitas. 
A diagramação do livro é linda, e o que torna mais incrível a experiência na leitura é fotografia de fotos em preto e branco, além de histórias dos séculos anteriores (do século XX e XIX)




"Tia, quando foi que o mundo ficou colorido?"

A regina nos mostra que desde pequena tem um fascínio grande pelos livros, são citados diversos ao longo do livro, muito não li ainda e já anotei na minha lista pois quero poder ler todos. 
As descrições das autora são tão detalhadas que faz parecer que você esta ali vivendo em todos aqueles lugares. 
Esse não é somente um livro de memorias, é um livro com registro que torna a vivência tão vivida. 

"Certo dia eu coloquei meu sapatinho de cristal da Cinderela que minha mãe tinha trazido da Disney, e fui passear, toda prosa. O sapato era delicado. Subi as escadas de pedra do viveiro para conversar com meu canário, quando minha mãe chamou. Desci correndo as escadas e crash! Quebrou o salto do meu sapatinho. Eu o perdi e nenhum príncipe apareceu para me dar outro"

Recomendo demais a leitura, é muito enriquecedora e um livro que levarei para a vida. 


Livro recebido em parceria com a Editora Inverso



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros que quero muito ler da Editora Palavra e Verso

  Oie meus leitores, como estão? O que acharam da nova parceria? Já comecei a ler alguns livros e estou amando, no post de hoje separei 3 li...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal