Entrevista com o autor Marcos Nunes Loiola - Coleção Luaréis

 



Minibiografia: Marcos Nunes Loiola nasceu em Botuporã, interior da Bahia. É graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Apaixonado por literatura desde criança, aventura-se pela escrita desde 2019. Foi um dos vencedores do 2º Prêmio Literário AFEIGRAF 2020.


Oiê meus leitores, como estão? Eu fiquei bem contente com a Coleção Lauréis, principalmente por que 2 dos integrantes são autores baianos, eu não poderia deixar passar a oportunidade de entrevista-los, não é mesmo? 


Dose de Poesia: Comente um pouco como foi o seu despertar para a escrita. Em qual momento você passou a se intitular escritor?

Marcos: Na verdade, não me considero um escritor, ainda. Sou um leitor que se aventura pela escrita de vez em quando. Não escrevo regularmente, não tenho a escrita como atividade principal da minha vida, mas é uma área que me desperta muito interesse. Considero a leitura e a escrita como exercícios de libertação e isso tem ajudado a "me situar no mundo". É algo que gera prazer, que me leva ao caminho da realização. Sempre gostei de literatura, mas passei a esboçar meus primeiros escritos no final de 2019. Foi nessa época, também, que comecei a participar de seleções e concursos literários. Escrevi um miniconto de horror e enviei para um concurso. O texto foi selecionado e eu fiquei bastante contente. Foi o pontapé inicial para continuar acreditando na minha escrita.


Dose de Poesia:Qual seu livro preferido? E qual livro você acha essencial para quem deseja ser escritor?

Marcos: Tenho dificuldade em apontar um livro como favorito, mas posso citar alguns que me deixaram num estado de extrema admiração durante/após a leitura. São eles: Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso; A Hora dos Ruminantes, de José J. Veiga; Sombra de Reis Barbudos, também de José J. Veiga e Presença de Anita, de Mário Donato. Não acho que tenha um livro que possa ser considerado essencial para quem deseja ser escritor. O que posso afirmar é que ler, ler e ler cada vez mais é um exercício fundamental para quem deseja escrever.


Dose de Poesia:Como foi o seu desenvolvimento criativo para participar dessa obra?

Marcos: Fui pego de surpresa pela Coleção Lauréis. Numa tarde, recebi uma ligação do Eliaquim (da Editora Scortecci) me convidando para o projeto e eu achei que fosse trote. Logo em seguida, comecei a preparar os poemas para enviar. Tinha alguns prontos e depois fui escrevendo outros.


Dose de Poesia: Quais são os desafios diários de ser escritor? (Como você lida com a procrastinação? Com medo de não corresponder às expectativas? Às vezes bate aquela sensação de insegurança, sensação de não ser bom o bastante? Como você vence os bloqueios criativos de modo geral?)

Marcos: Bem, para mim, escrever é um trabalho difícil. É uma mistura de dor e prazer. O texto não sai sem prévia angústia, sem um sofrimento. Como disse anteriormente, não escrevo regularmente. Não tenho uma frequência de escrita, não há uma rotina e, por isso, não tenho problemas com procrastinação. Não me cobro para escrever. Eu me cobro mesmo para manter uma rotina de leitura. Sempre leio algo, nem que seja poemas avulsos na Internet. Quanto à sensação de insegurança, acredito que faz parte do processo, sobretudo para iniciantes, como eu. Sempre bate aquele medo de não corresponder às expectativas, medo das críticas, mas, no final das contas, não tem como evitar. Quem se aventura pela escrita tem que ter a consciência de que seus textos vão agradar a alguns e desagradar a outros. E está tudo bem.


Dose de Poesia: Falando do texto em si, o que você mais gosta de escrever?

Marcos: Comecei a minha aventura na escrita pelos contos. Não gostava muito de poesia porque não entendia muito bem a linguagem poética. Tinha certo preconceito. Até que num dia, decidi ler poesia com mais calma e fui fisgado. Hoje, prefiro a poesia.


Dose de Poesia: Como se sente sendo um dos integrantes da Coleção Lauréis?

Marcos: Conversando com o Eliaquim dia desses, ele me falou que a seleção foi bem difícil. Eles tinham vários nomes e foram cortando até chegar aos quatro nomes. Foi uma honra e uma surpresa ser escolhido. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto com mais três jovens iniciantes na escrita.


Dose de Poesia: Pretende lançar novos projetos literários?

Marcos: Sim. Sonho em escrever livros. Tenho algumas ideias, mas elas estão só no plano das ideias mesmo. Precisam amadurecer e eu sei que isso demanda tempo e muita, muita paciência.


Dose de Poesia: Como você vê o mercado editorial para os novos autores? Quais são os principais desafios para quem quer publicar?

Marcos: Não tenho domínio sobre essa questão, mas é fato que o mercado editorial passa por uma crise. Recentemente, vimos muitas livrarias tradicionais fecharem as portas em alguns Estados. Por outro lado, existem canais na Internet onde os jovens escritores podem se lançar. A Amazon e o Wattpad são exemplos. Conheços algumas pessoas que vêm ganhando espaço e visibilidade nessas plataformas. Mas, no geral, viver de literatura no Brasil é complicado.


Dose de Poesia:Qual mensagem você deseja passar para seus leitores/futuros leitores?

Marcos: Gostaria de convidar a todos as pessoas que estão lendo essa entrevista a conhecer o livro Luas de Júpiter da Coleção Lauréis, um projeto da Editora Scortecci. Eu, Alice, Isabelle e Leandro ficaremos muito honrados. Um abraço a todos e obrigado ao Blog Dose de Poesia pela oportunidade.



A obra já tem data de lançamento e será através de live durante a Semana Scortecci de Literatura (de 9 a 15 de agosto de 2021), evento que comemora o aniversário de 39 anos do grupo editorial.

 

No dia 13 de agosto, das 19h30 às 21h, será realizado o evento virtual, aberto ao público através da plataforma Zoom – ID 725.467.5353 

(Link: https://us02web.zoom.us/j/7254675353) com a presença dos autores e convidados especiais. 

Em breve, a obra Luas de Júpiter – Coleção Lauréis 2021 será comercializada na Livraria Asabeça (www.asabeca.com.br), principais e-commerces e marketing places do Brasil a partir de agosto de 2021.



E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Marcos? Eu estou ansiosa para este lançamento incrível. 

Não deixem de acompanhar as outras redes sociais do blog pois está sempre saindo novidades. 




Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Que felicidade em ler essa entrevista e ver meu nome nesse meio rsrsrs
    Organizar a Coleção Lauréis foi uma grande honra para mim e conhecer o Marcos foi somar mais um amigo no ramo literário!
    Dêem uma chance para Luas de Júpiter, em breve nas melhores livrarias. ❤️

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros com protagonismo negro para ler e amar

  Oie meus leitores, como estão?  Hoje é um dia de suma importânica, 20 de novembro celebramos o  Dia da Consciência Negra . Este dia é muit...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Grupo Editorial Record

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal

Editora Palavra e Verso