Oie meus leitores, tudo bem com vocês? O post de hoje é bem especial, fiquei tão ansiosa e feliz em poder realizar esta entrevista, primeiramente eu sou grata a Editora Inverso, que proporciona esse contato direto com os autores, e depois agradecer de coração a Bárbara por aceitar meu convite, onde eu iria imaginar a 5 anos atrás que um dia eu poderia entrevistar a autora de um dos meus livros preferidos?
Se você ainda não leu a resenha do livro Raíssa, corre lá e depois volta aqui, está bem? Resenha aqui
Dose de Poesia: Você sempre sonhou em ser escritora?
Bárbara: Sempre! Aprendi a escrever com 3 anos, ensinada pelo meu avô Victor, então não lembro como era minha vida sem as palavras. Desde muito pequena, inventava histórias e personagens, criava livrinhos e pensava como seria mágico viver da minha imaginação. Em algum momento, passei a sentir vergonha desse sonho e comecei a silenciá-lo, embora não tenha deixado de escrever. Fiz Letras na faculdade, o que me manteve próxima desse universo. Foi há pouco tempo que tive coragem de confessar esse sonho, e só quando o admiti é que consegui vivê-lo
Dose de Poesia: Como foi o processo criativo do livro Raíssa?
Bárbara: Quem estuda sobre escrita sabe que não existe muito o mito de inspiração, que escrever é prática e dedicação, mas... com Raíssa, foi bem diferente. Eu sempre começava histórias mais longas e nunca conseguia finalizá-las. Mas a história da Raíssa parece que veio em um jorro, pronta, era só escrever. Tudo bem que é um livro curto, mas foi escrito praticamente em um fôlego, sem interrupções. “Raíssa” foi fruto de um arrebatamento! Era como se ela tivesse se apresentado para mim e sussurrado segredos de sua vida, e coube a mim apenas lapidar a linguagem. Doido isso, né?
Dose de Poesia: Você se baseou na sua personalidade, gostos e anseios para criar a personagem?
Bárbara: Somos bem diferentes, ela é mais maluquinha e destemida, tem uma sensualidade aguçada, no entanto, acho que a Raíssa conta sobre um universo feminino comum a muitas mulheres, como primeira menstruação, situações de assédio e coração dividido entre amores. Acho que foi uma inspiração em mulheres, no geral.
Dose de Poesia: Pretende lançar novos projetos literários?
Bárbara: Ano passado, ganhei um edital aqui do governo do Paraná para a publicação de “Manuela”, outro livro com uma protagonista feminina bem intensa. Em algum momento, há de ser lançado, hehehe. Tenho outro livro pronto, “Inseparáveis”, um romance que conta a história de 3 irmãs! Ainda não tive coragem de apresentá-lo para nenhuma editora, mas seria incrível se ele fosse publicado! <3
Dose de Poesia: Alguma vez você foi criticada por ter pensamentos iguais ao da personagem? Isso de certa forma serviu de bagagem para o livro?
Bárbara: Há uma sutil crítica a um comportamento do jovem adulto em “Raíssa”. Ela é uma universitária, sustentada pelo pai, não precisa trabalhar e leva uma vida confortável. Algumas atitudes dela são típicas da geração e a história registra tanto a acomodação quanto o egoísmo que esse cenário familiar pode gerar.
Dose de Poesia: Como se sentiu ao publicar o livro?
Bárbara: O dia do lançamento foi um dos mais felizes da minha vida! Eu podia flutuar! Como é bom realizar um sonho, né? O lançamento foi virtual, e mesmo assim, foi muito saboroso. Me lembro de ter pensado “Viva toda essa felicidade, porque você quis isso a vida inteira e não sabe se terá novamente!”. Foi lindo. Depois, aparece a ansiedade para ser lida e comentada, mas o momento em que a Editora aceita te publicar é um Ano Novo particular!
Dose de Poesia: Qual mensagem você deseja passar para seus leitores/futuros leitores?
Bárbara: “Raíssa” é um livro para despertar sensações. A história é repleta de sinestesias e brinca com nossos sentidos. Se você deseja uma experiência com cheiros, texturas e amores, leia “Raíssa”! E se você já leu, muito obrigada! Meu coração transborda quando sei que minhas palavras chegaram a alguém – é para isso que escrevo.
Minibiografia da autora:
Nasci em 2/4/1986, em Curitiba, cidade em que vivo até hoje. Sou formada em Letras e em Comunicação, mestre em Literatura e faço doutorado em Linguística. Sou professora de redação, revisora de texto e produtora de conteúdo. A escrita é minha paixão e meu oxigênio. Escrevo contos, crônicas, poesia, histórias curtas e epopeias. "Raíssa" é meu primeiro livro, lançado pela Editora Inverso em 2020.
Quem quiser me ler, pode encontrar meus textos no Ig @xaropedebaunilhaoficial e no blog xaropedebaunilha.wordpress.com
Para conhecer mais sobre a autora acesse aqui
Ainda não conhecia a autora, amei a entrevista :)
ResponderExcluirhttp://www.meblog.com.br/