Resenha#111: Pessoas Normais - Sally Rooney

 


AutoraSally Rooney
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 264
Ano de publicação: 2019

Nota: 



Sinopse:

Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial.

Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes – contudo, um deles está determinado a esconder a relação.

Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

"O fenômeno literário da década."
– The Guardian


Resenha: 

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e com audiobook, tenho outro livro da Sally, recebido em parceria com a Companhia das letras e pretendo lê-lo em breve. Esse era um livro que estava na minha lista de desejados a muito tempo, quando surgiu a oportunidade de receber um audiobook, escolhi logo este, mas confesso que me decepcionei um pouco, a escrita da autora é muito boa, entretanto a forma como o livro aborda os assuntos da vida me deu muita raiva, as vezes sentia vontade de sacudir os personagens, a solução para todos os problemas ou era sentar e conversar ou fazer uma sessão de terapia, eu compreendo que a autora descreve dessa maneira por se tratar de "pessoas normais", mas isso me fez distanciar da história. Gostei bastante dos saltos temporais, essa questão me envolveu bastante, pois gosto dessas mudanças. 
O livro descreve muito bem os problemas das pessoas vivendo vidas comuns, dramas normais do ensino médio e faculdade, como se pudesse ser eu ou você, Marianne e Connel tem uma história de anos, eles poderiam ter uma linda história de amor, mas pela imaturidade, ou talvez maturidade demais para não magoar um ao outro, não continuaram juntos.
Alguns personagens foram muito bem escritos, com muitas camadas, entretanto pareciam que eles eram o que eram e não podia mudar mesmo vendo o crescimento e as decisões de cada um deles. O problema foi a descrita nua e crua (intencional da autora), mas os problemas psicológicos que os dois passam e a falta de comunicação não foram tão bem desenvolvidos, eu gostaria de ter visto uma busca pela melhoria das dois, ao invés do relacionamento tóxico mesmo com o passar dos anos. 
A leitura é bem fluída e é bem interessante a história de ambos desde o colegial. 

Esse livro seria muito bom para quem deseja estuda psicologia, lhe ajuda a entender um pouco mais sobre a mente e as relações humanas.

Esse foi um livro que não funcionou muito para mim, mas talvez seja por estar em um momento de vida onde a história e os personagens não se encaixaram para mim. Quem sabe daqui a alguns anos eu leia em outro formato e possa aproveitar mais essa leitura.

E você, gostou? Me conte nos comentários. 


Audiobook recebido em parceria com a Companhia das Letras
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros que quero muito ler da Editora Palavra e Verso

  Oie meus leitores, como estão? O que acharam da nova parceria? Já comecei a ler alguns livros e estou amando, no post de hoje separei 3 li...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal