Resenha#113: Jantar Secreto - Raphael Montes

 



AutorRaphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 368
Ano de publicação: 2016

Nota: 



Sinopse:

No novo romance da maior revelação da literatura de suspense no Brasil,um grupo de amigos organiza jantares misteriosos.
Do criador da série original Netflix "Bom dia, Verônica".

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.





Resenha: 

*Contém espoiler 

Esse foi um livro que comprei na última promoção da Amazon, vi esse livro sendo bastante falado no tik tok, e quando entrou em promoção eu aproveitei para comprar. Apesar de ser um livro relativamente "grande", com 368 páginas, é uma leitura bem rápida e fluída, a escrita do Raphael é bem envolvente. 
 Esse é um livro bem traumatizante para quem não está acostumado com o gênero, o Rapha é ótimo em construir o mistério e até mesmo te fazer ficar enjoado com algumas cenas.


"Por trás de cada prato existe a morte. As pessoas preferem fechar os olhos pra isso, mas ela está lá. A morte"


O livro é repleto de críticas sociais bem pesadas, os personagens possuem características bem humanas, onde vemos todos os seus lados.
O livro começa quando 4 amigos que vieram do interior para a capital precisam urgentemente conseguir dinheiro para pagar meses de aluguel atrasado, todos foram para o Rio de Janeiro na intenção de possuir vidas melhores e abandonar todo o passado de adolescente do interior, mas após anos, a realidade não muda e todos ainda estão estagnados. Um deles, possuem a ideia de fornecer um jantar para a classe mais alta, com uma gastronomia diferenciada, a fim de arrecadar o dinheiro. Porém o responsável por realizar o cadastro no site (apelidado de Leitão), acabam modificando todo o roteiro do jantar, modificando o valor de R$300,00 para R$3.000,00, porém ao invés de fornecer carne de carneiro, o prato principal será "carne de gaivota", um enigma para carne humana, logo o site é retirado do ar, porém diversas pessoas já haviam informado o interesse. Os 4 ficam desesperados, porém na eminência de obter o dinheiro para pagar todo o aluguel, acabam topando a insanidade, roubando um corpo do hospital que Miguel trabalhava. Após o primeiro jantar (que havia sido um sucesso), acaba se tornando algo muito lucrativo, porém com as coisas fugindo do controle para encontrar tantos "corpos" para atender as demandas dos jantares seletos, no decorrer da leitura, tememos pelos próprios personagens e sentimos a dor de cada um deles. 


"Carne humana vicia"


Nos perguntamos de onde vem realmente tanta “carne”, até que descobrimos que aquela carne, não era de pessoas que morreram naturalmente ou de causas acidentais, mas sim, eram mortas, pessoas que ninguém sentiria falta ou que a polícia não iria atras. Dante se vê sem saída, os seus amigos acabaram ou sendo mortos ou sumindo, para acabar com aquela situação, Dante toma uma decisão imensa, mas a situação sai totalmente do seu controle, trazendo uma tragédia para si, e sendo considerado o único responsável pelas mortes e jantares, a cena do último jantar é realmente grotesca, fiquei bastante enjoada e parei alguns minutos antes de retornar a leitura. 




Algumas coisas ficaram abertas nesse livro, como a questão do dinheiro para pagar por certas coisas, e sobre as putas, da casa pertencente a mãe de Leitão, se elas realmente consumiam carne humana. A Cora foi sem dúvida, minha personagem preferida, além de ter o desejo de ser escritora é uma puta e mulher foda! Ela foi muito bem construída, mas não consegui me apegar a nenhum dos outros caras, só sentia nojo, raiva ou ranço de cada um deles. 


"Poema:
A carne mais barata do mercado 
É a carne negra"


O plot do final foi incrível, era algo que eu não esperava, esse livro é um retrato cru da ganância e a hipocrisia da sociedade. 

A Diagramação do livro está linda, desde a lombada até os diálogos internos. Super recomento a leitura e já irei atrás de outros livros do Raphael. 

Já leu? Gostou? Me conte nos comentários. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Livros que quero muito ler da Editora Palavra e Verso

  Oie meus leitores, como estão? O que acharam da nova parceria? Já comecei a ler alguns livros e estou amando, no post de hoje separei 3 li...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal