Autora: Kelli Angelini
Editora: Inverso
Número de Páginas: 106
Ano de publicação: 2023
Nota:
Sinopse:
Crianças e adolescentes são usuários da internet. É o que afirma a pesquisa TIC kids online Brasil ao apontar que 93% da população de 9 a 17 anos usa a internet no Brasil, o que equivale a 24,3 milhões de conectados. Essa grande participação criou muitas oportunidades, mas também situações de riscos e perigos online.
Acontece que, frequentemente, nos deparamos nos noticiários com situações em que jovens, além de vítimas de criminosos na internet, praticam infrações online, causando uma série de consequências até então desconhecidas por eles.
Por meio de linguagem simples (sem juridiquês) e com mais de 40 histórias reais de casos advindos de bons e maus exemplos, esta obra traz uma forma lúdica de instruir e informar crianças e adolescentes sobre boas práticas online, destacando os direitos e deveres dos jovens previstos na legislação brasileira.
Ter este conhecimento não só os empodera naquilo que a legislação lhes oferece, mas também os torna conscientes do dever que têm na sociedade (real ou digital).
Resenha:
Esse foi um livro ótimo de ser lido, até para mim que tenho 25 anos e muitas das coisas citadas no livro foram novidades para mim.
Ao longo do livro vemos muito a respeito das leis e regras descritas de uma maneira simples, para que pessoas fora da área de direito possam ter o melhor entendimento de todo o conteúdo abordado no livro.
Durante as páginas tivemos a diferenciação de leis e regras de maneiras concisas, como os direitos e os deveres de toda criança e adolescente.
Mesmo sendo menores de idade, o livro nos mostrou que crianças e adolescentes podem sim cometer crimes, sejam eles crimes digitais ou aplicados no dia-a-dia.
Para quem procura uma maneira simples para abordar as consequências previstas no código penal ou até mesmo do ECA, recomendo demais esse livro, a Angelini soube ensinar, conscientizar e sensibilizar muito bem até os mais novos.
Junto ao livro, veio uma cartilha com um copilado de crimes e infrações cometidas por menores de idade.
Recomendo demais a leitura, esse deveria ser um livro obrigatório nos cursos de licenciatura.
Vale demais a leitura.