5 livros para conhecer a ficção científica brasileira




Não é difícil lembrar dos grandes mestres da sci-fi mundial. Unindo suas visões críticas com uma sagacidade científica, eles teceram histórias que, mais do que prever o futuro, descreveram o presente da humanidade e pautaram na cultura pop as mazelas do mundo. Mas pouco se fala sobre a produção nacional.
Por isso, selecionamos cinco livros brasileiros que vão te abrir os olhos para o cenário nacional. Confira a lista abaixo:
1 - O Caçador Cibernético da Rua Treze

Assim como o filme Pantera Negra mostrou para o grande público vários aspectos do legado e da cultura africana, o romance de ficção científica afrofuturista de Fábio Kabral retoma elementos da mitologia iorubá para criar o mundo tecnológico em que vive João Arolê. O Caçador cibernético da Rua Treze (Editora Malê, 208 páginas, R$45) acompanha o enfrentamento do protagonista com seu próprio passado, personificado em um caçador vingativo.
2 - Eros Ex Machina: Robôs Sexuais

Desde que Karel Čapek publicou o livro A Fábrica de Robôs em 1920, os autômatos humanoides não só passaram a habitar nosso imaginário, como também foram adquirindo funções cada vez mais humanas. O experiente escritor Luiz Bras — que mantém o blog Ficção Científica Brasileira — convidou 18 autores para escrever contos sobre o que a relação entre humanos e robôs sexuais pode gerar no futuro. Nosso editor Nathan Fernandes contribuiu um conto para a coletânea.
3 - Trilogia Padrões de Contato


Se você é fã de Arthur C. Clarke, agradeça à Jorge Luiz Calife pela continuação literária de 2001: Uma Odisseia no Espaço. Foi o autor da trilogia Padrões de Contato (Devir, 644 páginas, R$53,00) que escreveu uma carta ao escritor britânico e teve seu conselho atendido. Em sua trilogia, Calife descreve uma realidade em que a Terra vive em pleno hedonismo e controle sob a natureza… até que uma sonda vinda de outra civilização chega em missão de colonização. Calife discorre sobre a luta da humanidade por sua sobrevivência através dos séculos.
4 - Deixe as estrelas falarem

A escritora Lady Sybylla, fã de Star Trek e uma das apostas da editora Dame Blanche, que quer diversificar o mercado editorial brasileiro, te levará ao espaço junto a Rosa e sua tripulação, a bordo do cargueiro Amaterasu. Sem recursos para continuar sua missão, a equipe tem a oportunidade de conseguir muito dinheiro com o contrabando interestelar — mas não sem pagar um preço por isso.
5 - A lição de anatomia do temível Dr. Louison


“1911. Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu.” Esta é a ambientacão da história steampunk de Enéias Tavares. Autor também dos dois volumes de Brasiliana Steampunk, Tavares conta neste livro a história do jornalista Isaías Caminha, que investiga a fuga de Antoine Louison, um serial killer que expõe os órgãos de suas vítimas. Inspirado por Julio Verne, o escritor também recheia sua narrativa com referências à Machado de Assis e Aluísio Azevedo, entre outros autores brasileiros.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa postagem é muito maravilhosa. Achei muito atrativa a matéria. Despertei um interesse pelo "O Caçador Cibernético da Rua Treze". Irei ler com toda certeza.

    Blog: https://obaucultural.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Poetizando na Segunda | BEDA#26

 "Achei bonito estar viva para você, quando lá eu sofri tanto pelo apagamento da minha vida inteira" Socorro Acioli

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal