Autor: Vários autores
Editora: Editora Vecchio
Número de Páginas: 118
Ano de publicação: 2022
Nota:
Sinopse:
A obra Eu, cidade, poesia! foi produzida por alunos do 1º, 2º e 3º ano da EREM Coronel Manoel de Souza Neto. Retrata através de poemas, cordéis, fotografias e produções artísticos o sentimento de pertencimento dos estudantes ao município de Manari, localizado no sertão do Moxotó, interior do estado de Pernambuco. Lugar com diferentes culturas, tipicamente sertanejo, de um povo humilde e acolhedor. Um teor de traços fantásticos, de uma fauna e flora no meio de um sertão rico em beleza natural, sustenta-se de uma exímia representação da realidade de uma sociedade que busca a simplicidade diante das dificuldades. Destaca e apresenta tradições e valores através de festejos juninos, comemoração do padroeiro São Sebastião no mês de janeiro, a vaquejada e a Missa do Vaqueiro de grande relevância e que rememora os primeiros habitantes. Faz-se jus dessa herança histórico-cultural que ainda permeia o imaginário local e continua lá vivo, não só através da escrita poética dos alunos, mas na vivência cotidiana deles como um instrumento de pertença e de manutenção de sua identidade.
Resenha:
Eu sou do Nordeste, venho de uma cidade do interior, e simplesmente vi minha realidade ali, naquelas palavras, naquela realidade, naquelas imagens, deu-me a impressão que estava descrevendo minha própria vivência.
O meu poema favorito, foi "Muitas memórias", esse poema me fez relembrar de diversos momentos da minha infância, da época que eu brincava com meus amigos na rua de casa até tardar e ia para a casa da minha avó para ouvir histórias e causos sobre mitos folclóricos (que acreditava piamente).
"No sertão nordestino
tão bonito de viver
o inverno chegando
a chuva fazendo florescer"
O projeto gráfico do livro está lindo, ele é composto por várias fotográfias de estudantes, poemas e poesias de estudantes, e é incrível você enxergar o amor pela literatura e artes vindo de adolescentes, esse amo pela sua região, pela escrita e pela sua vivência é inspirador.
"Minha região é o Nordeste
Onde todo matuto
é cabra da peste
nasci e fui criado
onde o povo diz
que só tem mato,
não tem só mato
tem sítios, vilas
e um povo bem animado"
Gostou? já leu? Me conte nos comentários.