Resenha #129: Filha do fogo - Elizandra Souza | BEDA#21




AutoraElizandra Souza
Editora: Global
Número de Páginas: 112
Ano de publicação: 2023

Nota: 



Sinopse: 

Filha do fogo - 12 contos de amor e cura, de Elizandra Souza, oferta aos leitores uma incursão por histórias de força incomum, protagonizadas em sua maioria por vozes femininas negras, como a autora. Mulheres que manifestam os desafios, as decepções e as conquistas que permeiam o percurso daquelas que afrontam os códigos consolidados na sociedade atual. Uma sociedade ainda tão hierarquizada e que permanece se recusando a enxergar a viabilidade de modos de viver mais libertários, igualitários e humanos nas relações cotidianas.

Narrar é um fenômeno transformador. Seja para aquele que toma para si o desafio de conceber suas histórias, como para aquele que as recebe, o universo de vivências que compõe uma narrativa deixa marcas que ficam para sempre. Pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que os contos integrantes deste livro de Elizandra Souza possuem este traço singular das narrativas construídas com intensidade. É possível intuir os significados delas para o processo de autoconhecimento da autora como indiciar os impactos que elas terão nas vidas de quem se dedicar a nelas mergulhar.




Resenha: 


Este livro foi sem dúvida uma leitura incrível, um dos melhores do ano com toda certeza. 

Este foi o meu primeiro contato com a escrita da Elizandra e estou ansiosa para ler outros livros de sua autoria. Este livro encanta, envolve, enriquece, te cativa, não há como lê-lo e ser a mesma pessoa que antes. Filha do fogo é um livro bem rápido de se ler (não que seja uma leitura fácil), mas é incrível a forma como ela trás a escrita negra em todos os contos. 


"Fechei meus olhos, sentindo o vaivém... O cajueiro soltava as folhas como se estivesse emocionado... O vento acariciava o meu rosto... Me sentia completa e livre no meu balanço. Eu estava no céu!"


Em todos os contos, as mulheres são protagonistas, desde a infância até chegar na fase adulta e em diversas situações, eu como mulher cis branca, a leitura deste livro me fez refletir sobre a vida, A Eliza (já estou criando apelidos), relata aspectos como violência, racismo, religião, cresças, vidas amorosas, estudos, militância, identidade, ancestralidade. É incrível a forma como ela conseguiu juntar todos esses temas em contos fluídos e de maneira tão sucinta 




Todos os contos são incríveis, mas o meu preferido foi “O tênis de Obary”, onde podemos entender como metáfora o sapato apertado com a nossa própria vida. 

Todos os personagens são tão reais, todos os contos são intensos, trazendo mais a fundo a experiências vividas por mulheres negras, nos mostrando uma jornada de autodescoberta e transformação. Este é um livro que recomendo a toda sociedade como um todo. 


"Enquanto escrevemos, lidamos com a iminência do fim do mundo: a desconfiança baseada apenas na cor da nossa pela, o preterimento nas relações afetivas, em detrimento de padrões de beleza mais próximos aos caucasiano, e o apagamento de nossas existências por meio da cegueira seletiva que acomete toda a nossa sociedade e invisibiliza as conquistas e qualidades da população negra em nosso país"


O projeto gráfico deste livro está de tirar o folego, a diagramação, a capa, as ilustrações, tudo está magnifico, lhe convidando a emergir de corpo de alma nesta leitura tão bela. 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Vou para a Bienal do Livro da Bahia! + O BEDA Falhou

  Oie meus leitores, como estão?  Eu nem acredito que estou fazendo esse post!!! Sempre foi um sonho para mim para participar de uma bienal ...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal