Resenha #52: Raíssa - Bárbara Martins Wieler | BEDA#19

 


Autor: Bárbara Martins Wieler
editora:  Editora inverso
Número de Páginas: 128
Ano de publicação: 2020

Nota:



Sinopse:

Raíssa é uma jovem universitária que deseja viver as sensações do amor, mas ainda é imatura para reconhecê-lo em suas formas reais. Ela procura os próprios meios para amar e ser amada, numa jornada também de autoconhecimento. As questões que perpassam a vida das mulheres são sutilmente percebidas ao longo do texto, construído de forma fluída e a partir de frases longas e sinestésicas,  tornam a leitura um mergulho no mundo feminino.

 

Amores, medos, aventuras e desventuras das descobertas do mundo trazem a Raíssa a urgência de se conhecer, antes de tudo. Navegue pela história dessa menina-mulher e deixe-se mergulhar também!



Resenha: 
Eu comecei a ler esse livro e eu confesso que me admirei muio a personagem, Raíssa é uma mulher tão forte, decidida e marcante, que minha vontade era de ser mais como ela em diversos momentos da minha vida em que aceitei bem menos que realmente merecia, esse foi um dos meus livros lidos esse ano em que eu senti uma conexão forte com a personagem.
O livro é todo estruturado em capítulos curtos, com algumas frases tocantes em outra diagramação pelo livro, e se parece bastante com um diário pela forma como é escrito pois ao longo das paginas podemos acompanhar os acontecimentos, a rotina, a relação dela com a mãe, os amores da vida de Raíssa.



Conhecemos sua mãe, e a situação tóxica e abusiva da qual a mãe utilizava-se dela. Nesse ponto eu achei bem interessante a abordagem de como a sua mãe se afundou por conta de um relacionamento que ela mesma tornou abusivo, e de como a dependência emocional a fez entrar numa depressão. Normalmente vemos na literatura relacionamentos abusivos masculinos, como o homem manipula a mente da mulher para que ela fique o máximo de tempo possível dentro daquele relacionamento, a abordagem foi interessante para nos mostrar que essas atitudes fazem mal para ambos os lados.

"Tem gente que gosta, mas do que dependência, gosta mesmo, se acostumou com a vida em câmera lenta, os sentindo esvaziados, a graça e a dor trocadas por pílulas de ilusão."

A Raíssa esta numa fase de universitária, em um momentos de descobertas, de amores, de conhecer a própria sexualidade e a rapidez como acontece as suas relações, na sociedade vemos as mulheres serem julgadas por isso, e ela nos mostra o quão importante é essa descoberta da própria sexualidade. 
Eu adorei a escrita da Bárbara, apesar de em alguns momentos tratar sobre assuntos delicados e até um pouco pesado, é de leitura fácil e você só consegue largar assim que termina a leitura. E o fato do livro se tratar de capítulos curtos nos torna mais íntimos da protagonistas, pois temos uma conversa direta sobre acontecimentos da sua vida. 

"Eu preciso decorar esse passos, mas meus pés trôpegos insistem em se enroscar, e permaneço caída na sala de casa."

Esse sem dúvida foi um dos melhores livros lidos até agora, eu quero poder um dia me tornar pelo menos um terço da mulher que a Raíssa é. 
Indico esse livro não somente para mulheres, mas para todos. Essa é uma leitura espetacular.



E vocês? já lera? me contem nos comentários. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Vou para a Bienal do Livro da Bahia! + O BEDA Falhou

  Oie meus leitores, como estão?  Eu nem acredito que estou fazendo esse post!!! Sempre foi um sonho para mim para participar de uma bienal ...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal