Resenha #138: A Ladra Amaldiçoada - Margaret Owen| BEDA#17

 


Autora: Margaret Owen 
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 464
Ano de publicação: 2021

Nota:



Sinopse: 

Este livro não é um conto de fadas. Esta não é a história da princesa. Esta é a história que ninguém contou: a da criada malvada.

Vanja é uma criada, e desde cedo aprendeu que nenhum presente é de graça. Quando suas madrinhas, as deusas Morte e Fortuna, exigem um preço alto por sua ajuda, a garota decide tomar as rédeas do seu futuro... e roubar a identidade de Gisele, a princesa que deveria servir. Agora, ela tem um álibi para frequentar as festas da nobreza e roubar as joias que vão financiar sua grande fuga. Até que, perto de conquistar sua liberdade, a jovem cruza o caminho da deusa errada e sofre uma maldição: seu corpo vai, aos poucos, se transformar nas pedras preciosas que ela tanto ama.

Vanja tem duas semanas para descobrir como quebrar a maldição e escapar. O que já seria bem difícil sem um jovem detetive no seu encalço. Será que Vanja finalmente encontrou alguém páreo para sua inteligência -- e capaz de mexer com seu coraçãob

Com ilustrações da própria autora, este é o primeiro volume de uma série de fantasia sobre identidades roubadas, romances inesperados e garotas que estão longe de serem mocinhas.



Resenha: 

Eu amei esse livro do início ao fim! Eu não sabia que sentia falta de uma mocinha "trambiqueira" e ladrona até ter uma assim! 

Eu amei demais a forma como a Vanja foi construída, e a personalidade do Emeric então? Quero um desse pra mim! A construção de cada um dos personagens, foi magnifica, a descrição dos locais, das vivências, eu amei muito. É um livro muito bem escrito! 

Vanja aprendeu desde nova que a vida não é justa, nunca foi e nunca será, desde cedo ela aprendeu o peso do abandono, ainda quando criança foi entregue para a Morte e a Fortuna. Afinal, ela era a 13 filha de uma 13 filha, nada de bom viria daquela criança! 

Quando completou determinada idade, ela precisou mudar-se para o reino dos humanos e se tornou uma empregada e serva de companhia para Gisele, uma jovem princesa, apesar de terem crescido juntas, ela aprendeu novamente que não deveria confiar, ela nunca poderia ter o que Giselle possuía, ela era invisível como empregada. 


"O pequeno ladrão rouba ouro, mas o grande rouba reinos inteiros, e só um deles vai parar na força"


A coisa que Vanja mais deseja, é poder se livrar das suas madrinhas, afinal, ao chegar em determinada idade, ela teria que escolher uma sina para seguir, ou a da Morte ou da Fortuna. Para se livrar dessa maldição ou dom, ela comete furtos para juntar dinheiro o suficiente para fugir dali. Quando criança, era conhecida como centavo vermelho, e Gisele como centavo branco, pelo peso dos seus valores. "O centavo vermelho" ficou famoso em seus roubos entre a corte. Ela roubou até mesmo a vida da Giselle. No começo fiquei bastante confusa quanto a aparência dela, como alguém não percebeu que eram pessoas diferentes? Mas a magia acabou explicando esse ponto. Para casar-se com um nobre, a mãe de Giselle da a ela um colar de pérolas capaz de mudar sua aparência, tornando-a mais bonita, mais atraente e irresistível. 


"Eu nunca quis ser serva de vocês! Eu queria ser filha de vocês!"


Tudo corria bem, até que ela rouba alguém que não devia e ser amaldiçoada, se era riqueza que ela desejava ter, o seu próprio corpo se transformaria em uma. Pouco a pouco, em lugar da sua pele, do seus tendões e dos seus órgãos, começam a surgir pequenas pedras preciosas. Enquanto ela busca uma forma de se livrar da maldição, ela tem que pensar em como continuar os roubos para juntar o dinheiro necessário o mais breve possível! Porém tudo muda quando Eric aparece na cidade, um notório prefeito Mirim, que tem como principal papel descobrir quem esta por trás dos roubos, surge daí um romance/guerra de rato e gato. 


"Tenho certeza que gostou de especular e fazer teorias e ler as folhas de chá, mas... É a minha vida. São as minhas cicatrizes"


A Range é uma criatura magnifica. Achei tão incrível os momentos dela com a Vanja, que amizade maravilhosa (Apesar de Range ser filha do ser que a amaldiçoou)


Apesar de Vanja cometer muitos crimes horríveis, é impossível não passar pano! Eu acho que não teria tido toda a força que ela teve, já teria pedido ajuda as minhas Madrinhas. 


"Nenhum de nós quer ficar sozinho com as pessoas que fomos. Nenhum de nós dois precisa disso"


A cultura Alemã é muito presente neste livro, é envolvente e te faz ficar com vontade de conhecer mais sobre esses deuses. O livro é separado por fábulas, cada uma delas começa com uma ilustração belíssima! 

Apesar de ser um livro de fantasia, a critica social deste livro é frequente em todas as fábulas, sendo elas desigualdade social, pobreza, injustiça, cobiça, poder. É um livro que aborda diversos gatilhos, então se for sensível a alguns deles (violência física e psicológica, abuso físico e infantil) aconselho a ler com cuidado, apesar de não ser descrito explícito, é notório que ocorram. 

Instagram Canal Tik Tok | Twitter Fã-Page 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Só um amor mais precioso que o ouro pode salvar a todos!

 

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Grupo Editorial Record

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal

Editora Palavra e Verso