25
ago
2024
Resenha #141: A redação - Antonio Skármeta | BEDA#28
Categorias:
galera record•
resenha
Autor: Antonio Skármeta
Editora: Editorial Record
Número de Páginas: 36
Ano de publicação: 2024
Nota:
Sinopse:
Vencedor do prêmio Unesco de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância, A redação, de Antonio Skármeta, autor de O carteiro e o poeta, ganha nova edição com ilustrações de Walter Lara.
Todas as noites, depois do jantar, Pedro e seus pais escutam as notícias que chegam pelo velho rádio verde. Entre os chiados, eles ficam sabendo dos últimos acontecimentos do país, que vive sob a ditadura militar.
Certo dia, sem aviso, o pai de seu amigo Daniel é levado por um bando de soldados. No dia seguinte, aparece em sua escola um senhor fardado, com uma medalha no peito. Orientados pela professora, todos os alunos prestam muita atenção ao que ele diz. O militar pede aos alunos que escrevam uma redação e explica que a mais bonita ganhará uma medalha de ouro e uma fita com as cores da bandeira. O título: “O que minha família faz todas as noites.”
Pedro, apesar de ter apenas nove anos, percebe a tristeza constante no olhar dos pais, mas há muitas coisas rodando soltas por sua cabeça. E é naquela redação que ele tem a chance de responder por si mesmo uma pergunta que fez ao próprio pai
Resenha:
Este é um livro bem curtinho de ser lido, com 36 páginas você consegue ler em menos de meia hora, mas após a leitura ficará bastante tempo pensando a respeito.
É um livro que fala sobre a ditadura do ponto de vista de uma criança, mostrando a importância de abordar assuntos difíceis com os pequenos, pois politica também é um assunto que deve ser falado com as crianças.
Esse livro me comoveu bastante, não vivi a época da ditadura, mas sempre escutei meu avô falar muito da época, e ao ler esse livro, senti medo pelo pais e pelo menino. O livro conta a história de Pedro, um menino bem divertido que adora futebol, entretanto, começa a perceber que quase todas as noites os seus pais escutam um radinho com o som bem ruim, e com o passar dos dias, pais dos seus amigos começam a serem levados por soldados.
Para o casal é angustiante essa espera, de saber que talvez um familiar ou amigo foi levado.
Certo dia, um militar aparece na sala de aula com uma missão para as crianças, escrever uma redação com o tema: "O que minha família faz todas as noites"
A maturidade e o bom humor do garoto trás uma surpresa, ao ler a redação para os pais, a sensibilidade e a percepção da criança é enorme, e é impossível não se emocionar.
Amei demais este livro e recomendo para todos os pais e crianças!
Já leram? Gostaram?
postado por
Kleyde
Canceriana, 24 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Graduada em Engenharia Elétrica. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Futura engenheira, fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.


Assinar:
Postar comentários (Atom)